Uma permanência adequada na altitude desenvolve uma série de alterações fisiológicas decorrente da pouca oferta de oxigênio. O organismo se adapta a processos agudos ou crônicos, ele aumenta o fluxo sanguíneo para compensar a redu- ção de oxigênio e aumentar a concentração de hemoglobina.
Dicas de como amenizar os efeitos da altitude
Isso acontece porque a pressão atmosférica, responsável por empurrar oxigênio para os nossos pulmões, diminui em grandes altitudes. Como consequência, nosso corpo sofre hipoxia, uma redução no volume desse elemento nos tecidos orgânicos.
Subir gradativamente é outra medida que pode resolver os problemas. Conhecer cidades mais baixas antes de chegar ao destino final que fica em uma altitude maior é ideal para o organismo se adaptar aos poucos. Já no alto, vale a pena trocar comidas gordurosas por alimentos ricos em carboidrato.
Os efeitos incluem sonolência, dor muscular, fadiga muscular e mental, cefaléia, náusea e euforia, podendo afetar tanto o organismo quanto as faculdades mentais do atleta antes e durante uma partida de futebol.
Por que exatamente isso acontece? Basicamente porque a quantidade de moléculas de oxigênio disponíveis, literalmente, diminui. “A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.
Como acessar o Planejador de palavras-chave do Google grátis?
Como calcular para saber se o número é primo?
Como puxar uma tabela no Excel?
Qual é a diferença entre Hay e Tiene?
Qual o melhor produto para limpar ouro?
Como saber se alguém está usando meu Spotify?
Como saber o E-mail de uma pessoa?
Como dar Tramal para cachorro?
Como usar fichário no ensino médio?
Como colocar VPN no roteador da net?
Como usar K Othrine nas plantas?
Qual são os exames que detecta nível de testosterona?
Como saber o nome de uma base?
Como tomar anticoncepcional Iumi pela primeira vez?
Como esvaziar o inventário do Villager?