Existem dois processos básicos de produção de cobre primário: o processo pirometalúrgico, mais utilizado para os minérios sulfetados, e o processo hidrometalúrgico, apropriado para a extração de cobre de minérios oxidados de baixo teor.
O maior depósito conhecido de cobre está situado no Chile, na cordilheira dos Andes. Há grandes depósitos nos Estados Unidos, na Indonésia, no Peru, na Austrália e na Rússia. O cobre também é encontrado nas algas marinhas, em muitos corais, no fígado humano e em certos moluscos e artrópodes.
Principais Minérios de Cobre A calcopirita (CuFeS2) é o mineral de cobre mais comum, sendo também a principal fonte mineral de cobre.
Pode ser encontrada também em rochas de metamorfismo de contato e em pláceres derivados da meteorização e erosão destas. Em rochas orgânicas, mais ou menos fossilizadas, a calcopirita pode aparecer sob a forma de fragmentos orgânicos, cristalizando na madeira e em partes duras de alguns organismos.
O Cobre e suas ligas encontram aplicações nos mais diversos setores: construção civil, elétrica, automobilística, arquitetura, eletro-eletrônica, mecânica, objetos decorativos, bélica, mineração, construção naval e exploração petrolífera, entre outras.
Ele é um elemento químico algumas vezes encontrado em estado puro na natureza. Assim, desde tempos muito antigos foi possível extraí-lo e utilizá-lo. Isso provavelmente começou há cerca de 10 mil anos. Os cientistas usam símbolos para referir-se aos elementos químicos, e o do cobre é Cu.
A reação do cobre em meio alcalino e com ácido sulfúrico: Além de formar os compostos acima mostrados através das reações, forma também compostos de coordenação, ou seja, forma íons complexos com amônio e com a água tais como: Tetraaminocuprato(II): [Cu(NH3)4]+2.
Este é um dos metais mais antigos de que se tem conhecimento, em virtude da idade do bronze no período neolítico, onde o cobre passou a ser muito utilizado, pesquisadores afirmam que a mineração do cobre tenha se iniciado há cerca de 5.000 anos.
Na natureza, o cobre é encontrado em três formas: Calcopirita (Sulfeto de Cobre e Ferro): Forma mais frequente, apresenta brilho metálico intenso. Calcocita (Sulfeto de Cobre): Composto por sulfeto de cobre, apresenta coloração que varia de cinza a preta. Malaquita (Carbonato de Cobre): Diferencia-se por apresentar coloração esverdeada.
Como compartilhar Story de outra pessoa no seu Story?
Como editar texto para Instagram?
Pode pagar o Spotify com cartão de débito?
Onde vejo a assinatura de quem recebeu a encomenda do Correio?
Como causar admiração nas pessoas?
Como mudar a cor da seta do mouse?
Como pular para linha de baixo no WhatsApp?
Como saber se o FGTS já foi sacado?
Como deixar uma imagem redonda no LibreOffice?
Como mudar a forma de parcelamento no Mercado Livre?
Como saber a localização de um telefone público?
Como ajustar Numeração automática no Word?
Como faço para mudar a cor do Outlook?
Como mudar o formato da pasta do celular?
Como alterar o IP do servidor Linux?