"A retina tem receptores centrais e periféricos que são chamados de cones e bastonetes. Esses fotoreceptores, através de integrações elétricas-químicas-elétricas, conduzem os estímulos pelas chamadas vias ópticas, até atingirem o cérebro na região occipital, onde serão processados como imagens", afirma.
Para interpretar uma imagem, o cérebro combina os sinais que chegam à retina com os modelos já prontos que ele aprendeu a prever. ... Por isso, com base em experiências passadas, ele soluciona problemas ou preenche lacunas deduzindo qual é a origem mais provável de uma determinada imagem.
Os cérebros dos vertebrados são feitos de um tecido muito mole, de textura comparável à da geleia. Quando vivo, o tecido cerebral é rosado por fora e branco por dentro, com pequenas variações de cor.
- O córtex é a parte externa, que todos chamam de massa cinzenta (ela é cinza mesmo). Ele é o responsável pela nossa capacidade de pensar e de interpretar as informações enviadas pelos nossos cinco sentidos.
Pesquisadores americanos revelaram que nosso cérebro é capaz de interpretar imagens captadas pelos olhos em apenas 13 milissegundos. Essa velocidade se mostrou quase 8 vezes superior aos 100 milissegundos que haviam sido determinados em um estudo anterior.
41 curiosidades que você vai gostar
O pressuposto globalmente aceito é que toda a atividade cerebral termina quando uma pessoa morre. Todavia, a equipe da UIC provou o contrário. Durante o estudo, a equipe percebeu que as alterações das células “zombie” atingiram o seu máximo, aproximadamente, 12 horas após a morte.
Para os cientistas, o experimento ajuda a provar que o cérebro não enxerga em tempo real, mas que nós enxergamos versões mais complexas do que acontece ao nosso redor, com uma média de 15 segundos de atraso. É esse fenômeno que garante, por exemplo, a estabilidade da percepção.
Motivos para pensar muito em uma pessoa e mais. Um dos principais motivos para se pensar muito alguém, certamente, é o sentimento que você nutre por ela. Assim, ao se encantar por uma pessoa, é natural que os pensamentos em relação a ela tomem toda a sua mente.
O cérebro, composto pelo córtex cerebral (hemisférios e lobos cerebrais) e algumas estruturas profundas, como os gânglios basais, as amígdalas e o hipocampo. É responsável pela integração de todas as informações armazenadas em nossos órgãos sensoriais e pela organização de uma resposta.
Lado direito: responsável pela interpretação “emocional” das situações. O uso do lado direito do cérebro estaria associado à criatividade e intuição.
A cor da pele de uma pessoa é determinada por diversos fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente por meio da melanina, sem interferência da radiação solar.
...
Os seis fototipos de pele são:Pele branca. ... Pele branca. ... Pele morena clara. ... Pele morena moderada. ... Pele morena escura. ... Pele negra.
Como as cores chegam aos nossos olhos
As cores, na verdade, não existem: elas são fabricadas pelo nosso cérebro. ... Isso acontece porque a cor não está no objeto, mas é refletida quando ele é iluminado por uma luz branca que absorve todas as cores, expondo somente o vermelho. É essa luz que chega aos nossos olhos.
O Dr. Willian Rezende explica na matéria que o cérebro recebe as informações das cores através de estímulos elétricos recebidos pela retina. Ele também explica que a retina possui um receptor para cada cor primária, que são: vermelho, amarelo e azul. Por fim, através dessas cores o cérebro gera as outras cores.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.
Os olhos captam a luz e a retina a registra por meio de milhões de células fotorreceptoras. Em seguida, decodifica, reconhece e interpreta a imagem. Com os impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico, manda a imagem para o cérebro.
Os hemisférios são divididos em quatro lobos cerebrais, que apresentam funções específicas. São eles: lobo frontal, temporal, parietal e occipital. Cada lobo recebe o nome de acordo com a localização em relação aos ossos do crânio.
Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc. já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade.
Cada parte do corpo humano é formada por diversas estruturas e sistemas, onde cada um tem sua função específica: sistema ósseo, muscular, circulatório ou cardiovascular, digestório, nervoso, endócrino, imunitário ou imunológico, respiratório, urinário e reprodutor. Nenhum ser humano é igual ao outro.
Pensamos porque temos neurônios, mas como eles fazem a gente pensar? Adlane diz que eles “se comunicam uns com os outros, e essas comunicações são como verdadeiras conversas, ou melhor, fofocas! ... E nossos neurônios continuam fofocando mesmo quando a gente dorme – é por isso que a gente sonha, por exemplo.
Aqui estão 11 sinais físicos comuns que indicam que alguém está pensando em você.Sorriso impulsivo. Você já se viu sorrindo impulsivamente sem motivo aparente? ... Mudança de humor inexplicável. ... Espirrar. ... Soluços. ... Bochechas / orelhas queimando / corando. ... Arrepios. ... Sonhos. ... Coceira ou contração nos olhos.
O cérebro pensa, as emoções e sentimentos estão activos, mas há mais qualquer coisa que acontece, por isso o amor é um motor poderoso. "No cérebro há o córtex cerebral – com que se pensa – e por baixo o sistema límbico – ligado às emoções (medo, raiva, surpresa, nojo).
Como o cérebro é capaz de armazenar a enxurrada de imagens percebidas durante a vida toda? Conforme a pesquisa, o que torna isso possível é uma área do cérebro chamada V4, que funciona à maneira de um programa compactador de imagens.
Depois da luz passar pelas suas pupilas e pelo cristalino, foca-se na retina. E aqui acontece algo de surpreendente. As imagens viram-se de cabeça para baixo na parte de trás do seu olho! Sim, você leu corretamente.
O principal deles é a velocidade da atividade neural, já que os sinais elétricos emitidos pelos neurônios podem viajar entre células a uma velocidade de até 270 quilômetros por hora.
O que significa o nome Halloween em português?
O que era e como funcionava a lanterna mágica?
Qual o valor de um vale combustível?
Qual a pronúncia certa Geazi ou Geazi?
Como surgiu o primeiro relógio?
Quando uma pessoa inventa mentiras sobre você?
Qual foi o primeiro humano na Terra?
Como se pronuncia o nome da ELSA do filme Frozen?
Quais foram os primeiros instrumentos a serem criados?