Propor atividades que explorem o uso de ferramentas como câmeras, aplicativos e gravadores de voz — e outros diversos recursos que existem em um smartphone — possibilitam que o educador inove em suas propostas como a criação de telejornais, podcasts ou curta metragens que, além de incentivar os alunos a pesquisarem ...
É possível buscar instantaneamente por informações e notícias, além de acesso à leitura digital, e-books e plataformas de ensino. Até mesmo as redes sociais, como Facebook e Whatsapp, podem ser direcionadas para uso em sala de aula.
O uso dos telefones celulares pelos meus alunos favorece sua aprendizagem permitindo práticas, dinâmicas e atividades que seriam inviáveis sem eles. Além disso, o uso dos celulares melhora a produtividade da aula permitindo ganhos de tempo e qualidade da aprendizagem.
A vantagem mais importante de telefones celulares é que eles podem ser usados em quase todos os lugares sem cabos ou eletricidade. Usando um telefone celular, você pode se comunicar com alguém sempre que quiser e onde quer que esteja. Além disso, se houver uma situação de emergência, os telefones móveis pode ser útil.
A vantagem mais óbvia dos aparelhos celulares é a sua habilidade de permanecer conectado e disponível aos amigos e familiares por tempo integral.
42 curiosidades que você vai gostar
Além dos smartphones facilitarem a comunicação direta dos pais com os filhos por chamadas telefônicas ou mensagens, eles podem ser uma ferramenta ainda mais completa e útil se usados com os aplicativos corretos.
No contexto educacional, é objetivado a construção do conhecimento pelo próprio aluno, com isso, o uso da tecnologia é imprescindível para que o aprendizado extrapole o ambiente da sala de aula. O celular permite que o aluno tenha acesso à informação que quiser, onde estiver.
Pesquisa da FGV mediu impacto da utilização em excesso dos aparelhos. O uso excessivo de telefones celulares tem prejudicado o desempenho acadêmico de estudantes universitários brasileiros sem que eles percebam, já que a maioria tende a subestimar o tempo que dedica, diariamente, a seus aparelhos.
Assim, pode-se dizer que o uso de dispositivos móveis na educação, em específico o celular - pode agregar um maior dinamismo e interatividade ao conteúdo curricular, tornando a aula muito mais prazerosa evitando com isso a dispersão do aluno nas aulas.
Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor.
Porque ter acesso fácil ao celular faz com o que aluno tenha mais chance de distração, o que pode levar a notas mais baixas; adolescentes ainda não têm maturidade para usar nos momentos apropriados; em ambientes liberados, é muito difícil para o professor monitorar a sala toda; a distração do smartphone é muito pior do ...
7 dicas para o uso saudável e consciente do celularNão monopolize o entretenimento. Quando se sentir entediado, não corra para o celular. ... Desapegue das notificações. ... Selecione melhor seus aplicativos. ... Cuidados com os joguinhos. ... Altere a fonte de conteúdo. ... Diversifique o dispositivo. ... Mindfulness.
Para uma administração mais efetiva sobre o uso desses aparelhos na escola, é necessário um diálogo entre alunos e professores, pois, mesmo sendo proibido, os alunos utilizam o celular no espaço escolar.
Uma das desvantagens do uso do celular em sala de aula é a estimulação do consumismo nas crianças e adolescentes. Isso porque ao investir em um celular para acompanhar melhor as aulas, a prática se torna um motivo para a compra.
Conheça os 6 principais problemas causados pelo uso excessivo do celular:1) Problemas psicológicos: Devido problemas no cotiado, algumas pessoas deixam de viver a realidade para se prender ao mundo virtual. ... 2) Insônia ou distúrbios do sono: ... 3) Estética: ... 4) Complicações oculares: ... 5) Infecções: ... 6) Problemas de postura:
Art. 2º Fica vedado o uso de aparelhos portáteis sem fins educacionais, tais como celulares, jogos eletrônicos e tocadores de MP3, nas salas de aula ou em quaisquer outros locais em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais nos níveis de ensino fundamental, médio e superior nas escolas públicas no País.
O maior impacto dos celulares na vida humana é a facilidade de comunicação que nos oferece. Obviamente nos últimos anos, os celulares se tornaram um refúgio com milhares de pequenos aplicativos que trariam horas de diversão ao utilizador assim como outras utilidades que nos iriam facilitar a vida.
O principal benefício para os pais no uso dos celulares é o ato de deixar o filho entretido e menos propenso a birras, porém isso pode ser algo prejudicial para o desenvolvimento da criança exposta à horas ao aparelho, pois a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos faz mal para o crescimento das crianças.
De forma geral, eles exibiram sinais que poderiam indicar depressão, isolamento social, timidez, impulsividade e baixa autoestima. As mulheres mostram-se mais propensas ao comportamento aditivo.
1- Estabelecer horários para as atividades diárias. 2- Privilegiar as relações presenciais em atividades cooperativas e colaborativas. 3- Estar atento aos canais de informações e orientações para fazer uso seguro da internet. 4- Buscar outras alternativas de lazer, como esporte, música e cultura.
Como tirar o vício do celular? 7 dicas para você usar menos o smartphoneBloquear notificações de aplicativos. ... Usar temporizador em aplicativos. ... Ativar a "Hora de Dormir" ... Usar apps de produtividade. ... Ativar o filtro preto e branco da tela. ... Usar o controle parental. ... Ativar lembrete diário nos apps.
7 maneiras de ser um usuário de smartphone mais conscienteNão use seu celular sempre que estiver entediado. ... Desative as notificações. ... Use aplicativos que sejam realmente úteis. ... Instale menos jogos e outros sugadores de tempo. ... Procure conteúdo longe da tela do smartphone. ... Não execute todas as tarefas em um único dispositivo.
Aqui vão dicas para o uso saudável das tecnologias: Desative as notificações dos aplicativos que te distraem no seu dia a dia: as notificações podem roubar nossa atenção e quando menos esperamos estamos ali há horas e nem conseguimos nos lembrar o que fez com que parássemos para usar o celular.
Oriente que sejam feitas pausas: Importante durante os estudos ou em momentos de entretenimento. “Levantar para pegar a própria água, andar alguns passos, mesmo que em volta da mesa”, disse Patricia. Em momentos como refeições e no fim do dia, ela indica o toque de recolher digital .
Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular.
Quem inventou cigarro de palha?
Quanto tá custando um Gol G4 2007?
O que ganha o vencedor do The Voice?
O que é comprovação de renda formal ou informal?
Como conseguir comprovante de compra?
Quantos recordes olímpicos O Brasil tem?
Como saber se uma pessoa está com hemorragia interna *?
Qual a interligação entre psicomotricidade e aprendizagem?
Quando a empresa tem que pagar vale alimentação?
O que é um memorial descritivo de um projeto?
Quando começou o horário de verão?
O que causa falta de ar quando está dormindo?
Quais são as funções de um motorista particular?
O que pode substituir o banho maria?
Quais os três elementos da arte visual?
O que é fundamentar um artigo?