Nos processos metabólicos dos carboidratos, algumas etapas (vias metabólicas) são essenciais para a obtenção da reserva energética: glicólise (anaeróbia e aeróbia), via das pentoses-fosfato, glicogênese, glicogenólise, gliconeogênese, ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico e cadeia respiratória ou fosforilação ...
Os carboidratos apresentam como principal função a função energética. Entretanto, os carboidratos possuem funções que vão além de garantir a energia para as células, estando eles relacionados também com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais, por exemplo.
1) Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos frequentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo. Num homem adulto, 300g de carboidrato são armazenados no fígado e músculos na forma de glicogênio e 10g estão em forma de açúcar circulante.
Função de reserva energética: Além de fornecer energia de maneira imediata, os carboidratos podem ser armazenados de diferentes formas. Nos vegetais, o carboidrato de reserva é o amido; nos animais, o carboidrato de reserva é o glicogênio.
Da boca aos estômago Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
A digestão de carboidratos tem início na boca e continua no intestino delgado, mediante a ação da enzima amilase e também por meio das enzimas da borda em escova* nos intestinos.
Os carboidratos são nosso principal combustível. O corpo transforma o amido em açúcares e os absorve na corrente sanguínea, criando a glicose. Isso se converte em energia de que precisamos para manter nossos corpos e cérebros ativos para fazer tudo, desde respirar até fazer exercícios.
O grupo dos carboidratos é formado por:
Porém, quando não há carboidrato, o corpo começa a quebrar gordura e também proteínas, ou seja, os nossos músculos começam a ser degradados para adquirir glicose. Porém, ao quebrar gordura, o que conseguimos não é a glicose e sim uma substância mais conhecida como corpos cetônicos.
Vale destacar também que os carboidratos atuam como sinalizadores no organismo, participam da estrutura da parede celular, da estrutura do exoesqueleto de artrópodes e da formação dos ácidos nucleicos. Os carboidratos são encontrados, principalmente, em alimentos de origem vegetal.
Como o álcool não pode ser metabolizado pelo corpo da mesma forma os macronientes (carboidratos, proteínas e gorduras), seu organismo volta as atenções para metabolizá-lo primeiramente. Entenda agora o que acontece com sua função corporal quando está tentando expulsar o álcool de seu organismo.
A partir deste carboidrato, o carbono estará disponível nas células vegetais para a construção de outras moléculas orgânicas, como proteínas e lipídios. Toneladas deles são construídos diariamente através da fotossíntese.
Como é para que foi criado o Banco Mundial ou BIRD?
Quanto ganha um motorista do Uber em Goiânia?
Quais os tipos de parafusos que existem?
O que é uma imunidade tributária e seu papel no ordenamento jurídico?
Quais as normas para construir uma rampa?
Como ter direito a passagem de graça?
O que fazer quando atingir 21 pontos na CNH?
Quando renovar CNH vencida em 2020?
O que pode ser sensação de enforcamento?
É verdade que todo número negativo é um número inteiro?
Qual a diferença entre a paisagem natural e artificial?
O que é direito positivo exemplo?
Qual é o agente econômico mais importante?
Quanto ganha em média uma doceira?
O que é orçamento participativo e qual a sua importância?
Qual cidade é maior São José do Rio Preto ou Ribeirão Preto?