Para se defender dos predadores, o camaleão se movimenta lentamente para evitar atrair a atenção de alguma ameaça a sua vida.
Seus principais predadores são cobras, aves e outras espécies de lagartos.
A pele do camaleão é coberta por uma camada de queratina e, ao crescer, ele precisa trocar de pele. A cor dos camaleões, dependendo da espécie, varia do marrom ao verde, sendo algumas espécies listradas.
Em certas situações, o animal pode adotar a camuflagem como um modo de se proteger de seus predadores e de conseguir obter as suas presas. Na camuflagem, o animal consegue se misturar ao ambiente, ou seja, suas cores se confundem com as cores do local, de forma que fica difícil saber onde ele está.
O mimetismo é a capacidade de imitar o ambiente, para se confundir com ele. O camaleão faz isso trocando de cor, porque consegue controlar a concentração de pigmento nas células de sua pele. Tais células têm formato estrelado, com ramificações que se distanciam do centro.
Os dançarinos, organizados aos pares, desenvolvem uma coreografia constituída por cinco diferentes movimentos: “Charola”, “Roca-roca”, “Repini-co”, “Maçaricado” e “Geléia de Mocotó”.
Os camaleões são capazes de enxergar na luz visível e na ultravioleta. Quando expostos à luz ultravioleta, eles mostram um aumento de comportamento social e níveis de atividade, além de ficarem mais suscetíveis a se aquecer, reproduzir e a se alimentar.
Diferentes espécies de camaleão são capazes de variar a sua coloração e padrão por meio de combinações de rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura.
O seu corpo é estreito e apresenta uma cauda preênsil (capaz de prender). Uma das características desses animais que mais chamam atenção é a sua capacidade de mudar de cor, o que lhes permite camuflar-se no ambiente, mas que possui também outras funções. ... Uma das funções da mudança de cor nos camaleões é a camuflagem.
insetos
Características: Língua protrátil, cauda preênsil, patas fortes. Pode medir até 60 cm. Alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados.
O camaleão conta com algumas adaptações corporais, alguns têm a forma do corpo achatada lateralmente para maior equilíbrio, cinco dedos em cada pata que funcionam como pinças e cauda enrolada que serve de órgão de apoio. Para evitar ser detectado tanto por presas como por predadores, este réptil realiza movimentos lentos e também pode se camuflar.
Os camaleões são répteis pertencentes à Ordem Squamata, na qual também estão presentes lagartos e cobras, Subordem Sauria e Família Chamaeleonidae. O termo camaleão é utilizado para denominar os animais pertencentes a essa família, que abriga entre 1 espécies.
Uma espécie de camaleão (Furcifer labordi) apresenta uma característica interessante a respeito da sua permanência no interior do ovo, ele demora nove meses para eclodir e, depois que nasce, só vive mais cinco meses. São relativamente lentos e, por isso, são facilmente predados.
- Os camaleões se alimentam, principalmente, de insetos tais como moscas, joaninhas, mariposas, pequenos besouros e gafanhotos. Para pegas estes insetos, ele utiliza um importante recurso: uma língua comprida, elástica e pegajosa.
O que é o CDC do Banco do Brasil?
Como funciona o espectrofotômetro de UV vis?
Quanto tempo demora o Fosfomicina a fazer efeito?
Qual a taxa de juros da stelo?
Como é feito o parcelamento do MEI?
É possível pagar uma conta com cheque?
Como fazer os cálculos de folha de pagamento?
Como é conhecido o cheque Pós-datado?
Quanto tempo demora pra cair o pagamento do boleto Mercado Livre?
Como fazer parcelamento em cheque?
É fácil engravidar depois de uma cauterização?