A proteína quinase C (PKC) e a proteína quinase dependente de cálcio/calmodulina (CaMKII), por apresentarem atividade durante a fecundação e por serem ativadas por cálcio são implicadas na regulação dos eventos da ativação. Entretanto, existem muitas dúvidas sobre o real papel destas proteínas na ativação do oócito.
A ativação da PKA pelo AMPc leva a fosforilação de resíduos de serina em outras proteínas na cascata de sinalização. ... A subunidade ativa da proteína quinase catalisa a fosforilação de certas proteínas intracelulares (fatores de transcrição) que atuam na ativação e inativação gênica.
As proteínas quinases são enzimas que catalisam a fosforilação de proteínas através da transferência de um grupo fosforila de ATP e, em casos excepcionais, de GTP, para treonina, serina (quinase específica para Ser/Thr) ou resíduos de tirosina (quinase específica para Tyr) (Figura 1).
Quinases: São enzimas que catalisam a transferência de um grupo fosfato de um composto de alta energia (em geral do ATP) para um receptor. ... Fosfatases: São enzimas que catalisam reações de hidrólise de ésteres de fosfato.
Proteína quinase C (PKC) e proteína quinase dependente de cálcio/calmodulina (CaMK... A fecundação resulta no aumento intracelular de cálcio que é necessário para a transição do oócito até o estádio de zigoto. ... Entretanto, existem muitas dúvidas sobre o real papel destas proteínas na ativação do oócito.
A PKC pode regular os níveis de Na-K-ATPase em alguns tecidos pela fosforilação/defosforilação de sua sub-unidade alfa e agir estimulando ou inibindo sua atividade, dependendo do sistema estudado (54).
AMPc liga-se a proteína quinase A e a ativa, permitindo que a PKA fosforile os fatores posteriores para produzir uma resposta celular. A sinalização de cAMP é desligada por enzimas chamadas fosfodiesterases, que quebram a estrutura em anel da cAMP e a transformam em adenosina monofosfato normal, não cíclica (AMP).
Proteína Gs Esta classe de proteína G é do tipo estimulatória, responsável pela ativação da adenilato ciclase, enzima catalisadora da reação de conversão do ATP em cAMP.
Os CDKs e o câncer de mama As cinases dependentes de ciclina (CDKs) desempenham papel essencial na regulação da progressão do ciclo celular, permitindo a transição entre diferentes fases. Sua ativação depende de moléculas que são sintetizadas e degradadas durante o ciclo celular – as ciclinas.
As tirosina cinases ou tirosina quinases (abreviadamente, PTKs, do inglês protein tyrosine kinases) são proteínas responsáveis pela fosforilação de substratos protéicos, como por exemplo, enzimas.
Como é realizada a interação social segundo Erving Goffman?
Como sair bem em uma entrevista de telemarketing?
Como eram chamados aqueles que prepararam o caminho para os reis e os soldados?
Como fazer a pessoa que eu gosto gostar de mim?
Como os seres unicelulares se alimentam?
Como usar flores secas de lavanda?
Como os seres humanos também transformam as paisagens?
Quem é que canta a música Deus cuida de mim?
Como contabilizar a reserva legal?
Quais os componentes do sistema locomotor e suas funções?
Como funciona o pistão de um compressor?
Como saber se a carga elementar é positiva ou negativa?
Como funciona por dentro do chuveiro Lorenzetti?
Quais os sintomas de infecção Pós-parto?