Nos dias seguintes à fecundação, a única célula se divide em várias. Ao mesmo tempo, esse pequeno aglomerado de células em divisão se move através da trompa de falópio e chega ao revestimento do útero. Lá, esse aglomerado implanta, ou seja, “gruda” e começa a crescer. A partir desse momento, passa a se chamar embrião.
Em 95% dos casos, o embrião se desenvolve na tuba uterina, mas a gestação também pode ocorrer em outras partes da região abdominal. A gravidez no ovário é considerada raríssima. Segundo os médicos, acontece um caso para cada dez mil partos.
Neste começo da gravidez acontece um rápido desenvolvimento do bebê, com a multiplicação veloz das células para iniciar a formação de vários órgãos. Com 4 semanas, o bebê tem o tamanho de um grão de arroz e o seu coração já começa a bater. Após 8 semanas, já tem braços e pernas aparentes, e começa a formação dos dedos.
3 meses - Entre 10 e 13 semanas e meia Aos 3 meses de gravidez o embrião mede quase 10 cm, pesa entre 40 e 45 g, e começam a ser formados orelhas, nariz, ossos e articulações, e os rins passam a produzir urina.
Com 7 semanas, o esqueleto começa a transformar-se de cartilagem em osso e, por volta da 10ª semana, aparecem os olhos, nariz, ouvidos e queixo. No final do 2º mês, o embrião tem características nitidamente humanas. Com 8 semanas, o embrião está completamente formado e passa a chamar-se “feto”.
É a partir desse momento que o bebê passará a crescer 1 milímetro por dia. Por isso, foco na sua alimentação e na quantidade de água ingerida. Em tese, seu bebê ainda é um embrião, porque tem os resquícios de uma pequena cauda que vai desaparecer nas próximas semanas. Mas é a única coisa que vai diminuir.
Veja em vídeo como o bebê está se desenvolvendo dentro da barriga. Mais vídeos sobre a gravidez Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito, mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma ideia geral de como o feto cresce dentro da barriga.
Confira algumas maneiras de estimular o bebê ainda na barriga. Aos 7 meses o bebê mede cerca de 40 cm e pesa cerca de 1700 g. Sua cabeça está maior e o cérebro está se desenvolvendo e expandindo e, por isso, as necessidades nutricionais do bebê estão cada vez maiores.
Dentro da barriga os bebês podem experimentar em primeira mão as emoções que sua mamãe sente. Isso acontece porque o corpo libera hormônios junto com cada sentimento. Quando se está feliz, o organismo se enche de endorfina e serotonina. Por outro lado, quando se está nervosa ou estressada, sua pressão cardíaca e também a do feto aumentam.
A gravidez por dentro: Veja num vídeo em 3D como o bebê cresce dentro da barriga. Confira. Consulte nossa calculadora da gravidez para descobrir para quando é o seu bebê. Assim que você confirmar a gravidez, é bom marcar uma consulta com o ginecologista ou obstetra.
Como funciona uma audiência de reconhecimento de paternidade?
O que é avaliação emergencial de crédito Itaú?
São atos de averbação no registro de imóveis?
Como fazer cola Araldite secar rápido?
Como funciona a taxa da alfândega?
Como funciona o processo de alimentos?
Como é que se faz o chá do hibisco?
Como funciona o processo de interdição de uma pessoa?
Como os escorpianos demonstram ciúmes?
Como podemos medir a intensidade do esforço físico?
Quais as condições dos escravos na Roma Antiga?
Qual a diferença entre os jogos cooperativos e os jogos competitivos?
Como receber precatório na Caixa Econômica Federal?
Como podemos medir a intensidade sonora e quais são os níveis prejudiciais audição humana?
Quando vai ser liberado o PIS emergencial?
Onde está localizada a maior parte do território brasileiro?