O Banco Central (BC) é responsável por controlar a quantidade de moeda que circula na economia por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM). Sendo assim, as medidas de Política Monetária adotadas visam o equilíbrio da economia, alterando a oferta de moeda e definindo as taxas de juros.
Essa é uma forma de controle monetário porque, quanto maiores as taxas pagas pelos bancos, também serão altas as taxas cobradas dos clientes, dificultando esses empréstimos e diminuindo a moeda em circulação. Já quando o Bacen nota que é preciso de mais moeda circulando na economia, essas taxas são reduzidas.
A oferta de moeda é definida como a base monetária vezes o multiplicador monetário. A base monetária é definida como PMPP mais as reservas compulsórias e voluntárias das instituições depositárias; e o multiplicador monetário representa a capacidade dos bancos de multiplicar os depósitos por meio de empréstimos.
No caso do BC, o principal instrumento de política monetária é a taxa Selic, decidida pelo Copom. A taxa Selic afeta outras taxas de juros na economia e opera por vários canais que acabam por influenciar o comportamento da inflação.
Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário.
Quando o banco central decide reduzir a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser aumentada e a operação de mercado utilizada é a compra de obrigações do tesouro nacional. Comprando esses activos dos bancos, o banco central esta, efetivamente, a fornecer moeda à economia, logo, a taxa de juros diminui.
Qual o efeito de um aumento da taxa de reservas compulsórias sobre a oferta de moeda? ... Quanto maior o rendimento dos títulos (a taxa de juros), menor a quantidade de moeda que o aplicador retém em sua carteira, já que é melhor utilizá-la na compra de ativos rentáveis.
Desta maneira, podemos afirmar que quando há intenção de aumentar a moeda em circulação, a taxa de juros do redesconto é reduzida. E inversamente, quando há intenção de diminuir a moeda em circulação ocorre a elevação das taxas de juros do redesconto.
Ao gerenciar as instituições financeiras, procura manter o poder de compra da moeda e manter o sistema financeiro funcionando eficientemente. A principal variável que o BC procura controlar e manter estável é a inflação, através de políticas de controle da moeda e das taxas de juros.
O Banco Central é o órgão que controla a oferta monetária no país e os assuntos a ela relacionados. São funções do Banco Central: Controlar a oferta de moeda (possui o monopólio); Zelar pelo valor da moeda nacional; e. Regularizar e fiscalizar o sistema financeiro.
Para efetivar a política monetária, o Banco Central conta com operações em que está em contato com os bancos e instituições financeiras do país. O Redesconto Bancário é o empréstimo do BC aos bancos onde o objetivo da instituição é aumentar a liquidez na economia. Quanto maior este empréstimo, mais dinheiro entra em circulação.
A moeda está presente em todos os fluxos mediante os quais as atividades de produção, consumo e acumulação (ou formação de capital) se manifestam e se efetivam. Tornando-se para exemplo uma economia moderna, não consideradas as transações externas, os principais fluxos, reais e monetários (ver figura 1) são os seguintes:
Como calcular insalubridade de mecânico?
O que pode estragar a placa de um celular?
Qual a importância da oralidade na cultura indígena?
Como morreu Caroline Bittencourt?
Qual o gás mais pesado que o ar?
O que fazer para parar de feder?
Quais os benefícios de uma produção sustentável?
Qual é a relação entre educação e cidadania?
Quem deve notificar a cessão de crédito?
Quais são os artigos indefinidos em inglês e suas traduções para o português?