A burguesia francesa via nos privilégios da nobreza e clero, bem como na organização do Estado absolutista, um entrave para os seus interesses econômicos e para o desenvolvimento da nação.
Para governar absoluto, o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder.
Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Conseqüentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.” (Jacques Bossuet, bispo e ideólogo do absolutismo. 1709)
O poder absoluto do rei baseava-se na origem divina do poder. 4. A economia mercantilista caracterizava-se pelo intervencionismo e protecionismo que impunham restrições ao comércio e à produção, o controle dos preços, o colonialismo e o monopólio.
b) Como era justificada ideologicamente? Resposta da questão 6: a) Absolutismo monárquico. leis de uma nação dependiam exclusivamente da vontade do rei, representante supremo do Estado.
O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. O soberano era apenas mais um entre os nobres e deveria buscar o equilíbrio entre a nobreza e seu próprio espaço.
O Direito Divino dos Reis foi uma doutrina política comum durante a Idade Moderna. Nessa nova organização política, o rei era o soberano, dotado de poderes absolutos e concedidos por Deus. ... Acreditava-se que aquele que reinava tinha o merecimento por ter sido assim coroado por Deus.
Absolutismo é um regime político em que apenas uma pessoa exerce poderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma rainha. ... Muitas vezes o absolutismo é confundido com uma doutrina conhecida como "Direito Divino dos Reis", que o poder e autoridade dos reis vinham diretamente de Deus.
Jean Bodin O direito divino dos reis foi defendido por Jean Bodin (1530-1596), teórico político francês, influenciado pelo calvinismo. Segundo ele, os príncipes soberanos (os reis) eram designados por Deus para governarem os outros homens.
“Como é importante que o público seja governado por um só, também importa que quem cumpre essa função esteja de tal forma elevado acima dos outros que ninguém se possa confundir ou se comparar com ele; não se pode retirar do seu chefe a mínima marca da superioridade que o distingue...”.
Por que é tão famosa a Rota 66?
Onde ficam os cookies do celular?
Qual a relação entre a abolição da escravatura e O Fim do Império no Brasil?
Como criar um perfil de artista no Spotify?
O que são fontes orais e materiais?
O que é bom para definir o corpo?
O que é banho de encantamento?
O que fazer depois de aplicar enzima?
Quais são os dois planetas vizinhos da Terra?
Qual a melhor forma de armazenar a insulina após aberta?
Pode tomar Celestamine com prednisona?
O que é ética teleológica exemplos?
Quais são as principais características de um país subdesenvolvido?
Quais são os fatores que influenciam na corrosão atmosférica?
Qual a nota de cada corda do violão?
O que é flor-de-lis na Bíblia?