o Feudo era produzido e consumido por muitos habitantes. Com o aumento da produtividade, as pessoas tiveram a ideia de começar a vender seus produtos ( O que na época foi prejudicial pois antes os produtos eram consumidos por trocas não vendas).
Entre os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo podemos destacar a necessidade da nobreza em ampliar a arrecadação de dinheiro para custear os gastos públicos, o processo de urbanização que gerou a expansão do comércio, promovendo novas relações de trabalho, como o regime assalariado; e, principalmente, o ...
A ascensão da burguesia, a expansão do comércio, o aparecimento da mão-de-obra assalariada, aliados ao fortalecimento do poder real - e a consequente formação dos Estados nacionais -, foram fatores que abalaram de vez a estrutura feudal da Europa e provocaram o fim desse sistema no continente.
A igreja contribuiu para a manutenção do sistema feudal, pois pregava que cada camada social tinha a missão de cumprir uma função específica na terra para que a glória eterna fosse alcançada. ... Os suseranos eram os senhores feudais que doavam parte de sua terra a um nobre em troca do trabalho e proteção militar.
O crescimento demográfico foi um dos principais fatores que determinaram a crise no sistema feudal. ... Na Europa, afim de se libertarem da opressão e das obrigações no período feudal, os camponeses fugiam das suas terras no campo.
O processo de decadência do sistema feudal tem origem nas próprias contradições inerentes a qualquer modo de produção. ... O trinômio “guerra, peste e fome”, que marcou o século XIV, afetou tanto o feudalismo decadente, como o capitalismo nascente.
O Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais é quem exercia os poderes políticos sobre seus domínios, sem ter que responder a um poder central estabelecido. Cada feudo tinha a própria autonomia política.
A opressão dos senhores acabou incitando uma série de revoltas camponesas em diferentes pontos da Europa. Essas diversas rebeliões ficaram conhecidas como “jacqueries”. No século XV, o declínio populacional foi superado reavivando a produção agrícola e as atividades comerciais.
Crise do Feudalismo. A crise do feudalismo ocorreu no último período da Idade Média, denominado de Baixa Idade Média (séculos XI e XV). Alguns fatores foram necessários para que o feudalismo desaparecesse por completo, pondo fim a Idade Média e dando início a Idade Moderna.
Resumo. Baseado na posse de terras (feudos), na monarquia, na centralização do poder, na autossuficiência e numa sociedade estamental (nobreza, clero e povo), destituída de mobilidade social, o feudalismo foi um sistema que permaneceu até o século XIV na Europa.
O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio. A nova classe social que surgia aspirava contra o absolutismo, almejando independência e propondo uma nova economia, baseada no sistema capitalista (burguesia mercantil).
Os feudos, não mais suportando uma densidade populacional em plena ascensão, perderam muitos dos seus integrantes para as novas cidades medievais. A Idade Média, sendo um período marcado pelo medo dos infortúnios, concebeu cidades muradas, e protegidas com altas torres e pontes movediças.
É melhor morar no interior ou na capital?
Como desbloquear camadas no Corel Draw?
Como montar Horta em jardineira?
Como mostrar a barra de favoritos no Firefox?
Quais carboidratos pode comer na Low Carb?
Como falar para uma pessoa que gosta dela pelo Whatsapp?
Como ter comprometimento no trabalho?
Quanto tempo demora para carregar o smartwatch d20?
Como tirar o histórico de alterações do Word?
Como lavar ar condicionado de janela LG?
Como mostrar o Ping no chat do LoL?
Como fazer uma conexão Ethernet?
Quais os cuidados que o empregado deve ter com a folha de ponto?
Como apurar o ganho de capital na venda de imóvel?
Como preencher a guia GPS do INSS?
Como preencher Autorização para transferência de Propriedade de veículo ATPV?