O ADH age nos túbulos coletores e dutos renais, localizados nos rins, que ficam mais permeáveis à água, estimulando assim a reabsorção da água que seria eliminada na urina.
O hormônio antidiurético atua nos rins promovendo a reabsorção de água. Esse hormônio é importante, pois evita a perda exagerada de água e garante a osmolaridade normal do sangue. Células osmorreceptoras no hipotálamo monitoram a osmolaridade do sangue e desencadeiam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise.
Para que se tenha um aumento importante da secreção de ADH, é necessário que haja uma importante perda de volume, cerca de 20% a menos do volume do circulante.
Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água (aquaporinas) nas células do túbulo de conexão e túbulo coletor.
Já a geração de urina concentrada se deve à passagem do fluido por segmentos tubulares (ducto coletor medular) que estão mergulhados em um compartimento hiperosmótico (medula renal). Desta maneira, por osmose, a água deixará o túbulo, indo para a medula e criando uma urina concentrada.
Além disso, o médico poderá solicitar uma série de exames para confirmar o diagnóstico. Exames Os exames que ajudarão no diagnóstico da desidratação são: Análise clínica. Aumento da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial e respiração ofegante são sinais de desidratação potencial e outras doenças.
Mas outras doenças crônicas, como doença renal e insuficiência cardíaca, também aumentam o risco do problema. Infecções ou feridas na garganta, em menor proporção, também podem contribuir para desidratação uma vez que podem impedir a pessoa de comer ou beber adequadamente. A febre aumenta a desidratação ainda mais.
Qualquer pessoa que se exercita pode ficar desidratada, especialmente em climas quentes e úmidos ou em altas altitudes. Mas os atletas que treinam para participar de uma ultramaratona, triathlon, expedições de alpinismo ou torneios de ciclismo, por exemplo, estão em risco particularmente elevado.
O médico pode diagnosticar a desidratação com base em sinais e sintomas físicos. Se estiver desidratado, também é provável que tenha pressão arterial baixa, especialmente ao passar de uma posição deitada para uma posição em pé, um ritmo cardíaco mais rápido que o normal e um fluxo sanguíneo reduzido para as extremidades.
Qual é a diferença entre Umbanda e candomblé?
O que é artigo é substantivo exemplos?
O que é intolerância à proteína do leite?
Qual é o artigo do princípio da legalidade?
Qual é a cor favorita da sarada Uchiha?
Quais são os tipos de contaminação dos alimentos?
O que é um amplificador receiver?
Quais são as dimensões dos direitos?
Como ver janelas abertas no IPAD?
Qual é o maior shopping do Rio Grande do Sul?
Quais são os órgãos do sistema circulatório dos mamíferos?
Qual a diferença de graus Celsius e graus centígrados?
O que significa a expressão rodar a baiana?
Qual a melhor marca de feijão para fazer feijoada?
Vai ter auxílio emergencial esse mês de novembro?
Quando o funcionário volta de atestado pode ser demitido?