Nossa escola pode organizar melhor seus tempos e espaços para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio de :
A organização da rotina deve ser adequada ao tempo de permanência da criança na escola, ou seja, se período integral, caracterizado pelo Ministério da Educação, com no mínimo de sete horas diárias, ou meio período, totalizando quatro horas diárias.
Diversificação de ambientes: Trabalhar com salas-ambientes ou laboratórios de experimentação, que permitam a realização de práticas pedagógicas mais ativas e interativas e a movimentação dos alunos pelo espaço; criar salas temáticas com cores e desenhos sugeridos pelos adolescentes; montar espaços para leitura, salas ...
Mas o tempo e o espaço são estruturantes para a cultura escolar, são ordens a serem aprendidas e influenciam diretamente na dinâmica social e cultural. Aprendemos com o tempo e com os lugares. São ferramentas pedagógicas e, portanto, devem fazer parte do planejamento da aula.
A importância do tempo escolar A gestão do tempo é fator essencial à motivação dos alunos com relação à aprendizagem, ao bom andamento das atividades escolares, à organização de seus diferentes intervenientes e, portanto, à obtenção de bons resultados.
Criar ambientes temáticos com cores e desenhos sugeridos pelos alunos, montar espaços de leitura, cantinhos com ambientes multiuso para os alunos criar algo de sua imaginação.
A organização do ambiente escolar reflete a “alma” da instituição e o compromisso com os estudantes. As paredes e demais elementos indicam: o aluno é um sujeito ativo e principal ator na produção e apropriação do conhecimento ou, pelo contrário, é um receptor passivo das informações.
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.
O tempo escolar é definido pelo tempo que o aluno passa na instituição de ensino, envolvendo não somente o tempo efetivo de aula, mas também as pausas, os tempos de deslocamento e de organização das turmas.
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.
O estudante também precisa de tempo para, entre outras coisas, se organizar e criar seus espaços para além da sala de aula. Além disso, essa organização do tempo escolar de cada escola deve levar em consideração a realidade, a região e a estrutura de cada instituição e dos alunos.
Assim proponho para as escolas analisar a possibilidade de, no espaço verde da escola, plantar árvores e instalar nos espaços externos, bem como organizar cantos temáticos em espaços internos, potencializando novos ambientes de aprendizagem. Palavras-chave:Espaços escolares.
As pessoas mais indicadas para a organização desse tempo escolar são os próprios professores, por conhecerem as necessidades e a realidade da sala de aula. No entanto, verifica-se que, na maioria dos casos, são especialistas e membros de outras áreas, os responsáveis por esta parte. Não pare agora...
Assim como o tempo, o espaço também deve ser organizado levando-se em conta o ob - jetivo da Educação Infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças. Maria da Graça Souza Horn ajuda-nos a pensar sobre esse tema.
Quais são os principais controles internos de tesouraria?
Como colocar os botões do Android na tela?
Qual é a classificação dos fungos?
Qual o tempo para tirar o escoramento da laje?
Como é feita a penhora de bens?
Qual é o maior girl group da 4 geração?
Como é feita a limpeza de pele profunda?
Quanto tempo demora o parto de uma cadela?
Quais os métodos de análise de proteínas?
Quanto tempo leva para cremar um corpo humano?
O que é respiração anaeróbia e fermentação?
Como é o direito à convivência familiar dos avós?
Qual a melhor margarina para consumir?