A forma como nos relacionamos com os outros é conhecida como relacionamento interpessoal, que atualmente é considerado, uma das principais competências pessoais dentro das organizações.
Compreender seus limites, seus medos, suas frustrações, entender suas características pessoais e traços de personalidade, contribuem para o desenvolvimento psicológico do indivíduo. E, estando de bem consigo mesmo, a maneira de se relacionar com o outro se torna mais sadia e torna os relacionamentos mais agradáveis.
A sensação de acolhimento, aceitação, adequação, pertencimento vem para nos nortear e orientar onde nos sentiremos amados. E é justamente essa busca que nos motiva a estabelecer relacionamentos afetivos, amorosos.
Relacionamento Interpessoal – A forma como você se relaciona com as pessoas. Todo ser humano é relacional. Na verdade, nós precisamos construir bons relacionamentos para alcançarmos nossos sonhos e objetivos e, consequentemente, sermos pessoas plenas e felizes na vida.
Mas há algumas atitudes que podem ser tomadas para contornar esta questão e fazer com que você aprenda a se dar melhor na sua relação interpessoal.
É da natureza do ser humano se relacionar e, quanto melhores e mais positivas forem essas relações, maiores serão as chances de construirmos conexões verdadeiras com as pessoas com quem convivemos. Para isso, elementos como empatia e respeito são fundamentais.
Ter habilidade para se relacionar com as pessoas faz com que haja confiança e cooperação no local de trabalho. Além disso, a comunicação eficaz ajuda a evitar desperdício de tempo, pois elimina a necessidade de falar sobre assuntos que não foram compartilhados da maneira correta.
Quero dizer que sua relação com o tempo é passível de análise, reflexão e amadurecimento, sendo possível desenvolver sua percepção e encontrar formas diferentes e mais saudáveis de se relacionar com ele. Cada indivíduo percebe o tempo de forma diferente, dando importância para perspectivas temporais distintas.
Respeite as opiniões divergentes Logo, respeitar as opiniões alheias não significa, necessariamente, concordar com elas, mas entender que não podemos mudar o pensamento de todos que estão ao nosso redor. Comece a ter empatia, se colocar no lugar do outro e tentar entender o porquê de ele ter uma visão diferente da sua.
Em casa não é diferente, pois quando um dos membros da família não está satisfeito ou feliz com algo, logo acaba tendo comportamentos nocivos, que tanto podem afastar como ferir e magoar profundamente os seus familiares. Portanto, para ter um bom relacionamento interpessoal com os demais, antes de tudo, a pessoa precisa estar em paz consigo mesma.
Seja qual for o problema, é a forma como você reage a eles que definirá a qualidade das suas relações.
Neste sentido, segundo o psiquiatra austríaco Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise, o homem é, em sua essência, um ser relacional. Isso quer dizer que eu, você e as pessoas ao nosso redor temos esta característica nata. Por isso mesmo, é da natureza do ser humano se relacionar.
Como tratar filhote de Yorkshire?
O que foram as viagens de Marco Polo?
Como foi a viagem de Cristóvão Colombo?
Qual o melhor medicamento para tosse em suínos?
Como tratar colesteatoma no ouvido?
O que é micro adenoma hipofisário?
Quais são os sintomas de ter um infarto em uma jovem?
Como é cobrada a energia elétrica?
Quanto é a comissão do Magazine Você?
Quais são as doenças que afetam o sistema cardiovascular?
Como preparar um tronco para plantar orquídeas?
Quantos dias para receber boleto PagSeguro?
Como funciona a caixa de descarga da Tigre?
Qual o melhor Anti-inflamatório para bursite no cotovelo?
O que é a cogeração de energia?
Qual a ação dos antibióticos nas bactérias no tratamento das infecções?