Como se trata de um fenol, seu nome, obviamente, terá o termo hidroxi seguido do nome benzeno, por ser este o aromático na cadeia. OBS.: O nome hidroxinaftaleno pode ser trocado por naftol segundo a IUPAC.
A nomenclatura IUPAC permite também que se dê aos fenóis a terminação “ol” no lugar do termo “hidróxi”. Além disso, os fenóis mais simples possuem nomes mais comuns, que são aceitos pela IUPAC.
Fenol também é o nome usual do fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Outros nomes para a mesma substância incluem: benzenol; ácido carbólico; ácido fénico (ou ácido fênico, no Brasil); ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenol).
De acordo com o número de hidroxilas presentes na molécula, os fenóis são classificados em:
C6H6O
Fenol/Fórmula
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
Os fenóis possuem o grupo hidroxila ligado diretamente a um carbono de um anel aromático. ... Dependendo da quantidade de hidroxilas ligadas ao anel aromático, o fenol pode ser classificado em monofenol (1 OH), difenol (2 OH), trifenol (3 OH) e assim por diante.
C6H6O
Fenol/Fórmula
Os fenóis possuem o grupo hidroxila ligado diretamente a um carbono de um anel aromático. Dependendo da quantidade de hidroxilas ligadas ao anel aromático, o fenol pode ser classificado em monofenol (1 OH), difenol (2 OH), trifenol (3 OH) e assim por diante. ...
Um bom exemplo é a substância conhecida como fenol, o C 6 H 5 OH. Ele também pode ser chamado pelos nomes de benzenol ou hidroxi-benzeno. A seguir, veremos alguns exemplos de fenol muito comuns para que você conheça as principais aplicações em nosso cotidiano.
O fenol é uma função orgânica especial. Nela, há a presença de um anel aromático com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a ele. Eles são mais ácidos que álcoois, apesar da hidroxila. O composto mais famoso da função também é conhecido como fenol.
Uma vez que todo fenol deve ter um grupo de hidroxila (OH) atrelado a um aromático, o que difere um fenol de outro são, no caso, esses diferentes aromáticos em sua constituição. Além disso, a presença (ou não) de radicais do tipo orgânicos também é um fator a ser considerado antes de nomeá-los.
Polaridade das moléculas de fenóis: de uma forma geral, eles apresentam moléculas polares; Acidez: apresentam um relevante caráter ácido, muito maior que o dos álcoois. A acidez dos fenóis permite que esses compostos interajam com bases inorgânicas, formando ácidos e água.
Quais são os sais Inorganicos?
Como identificar uma função no diagrama?
Quanto ganha um policial militar em Mato Grosso do Sul?
Como os ventos podem alterar o estado do tempo em um lugar?
Como alterar valor da cota do AutoCAD de acordo com a escala?
Como saber o tipo do meu plano de saúde?
Como pedir desculpa corretamente?
O que é necessário para reduzir os riscos do trabalho?
O que é nominal na língua portuguesa?
Como é o nome Joaninha em inglês?
Como saber se a empresa é lucro real ou Lucro Presumido?
Como fala dinheiro na Argentina?
Qual a cena mais marcante do filme Que horas ela volta?