A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. Podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. Em geral são solúveis em água e até onze carbonos são líquidos.
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
O processo de produção de álcool envolve basicamente as etapas de moagem, produção do melaço, fermentação e destilação.
O grupo funcional dos álcoois abrange os compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado.
Álcool terciário: para receber esta classificação a hidroxila precisa estar ligada a carbono terciário. O carbono terciário se liga a outros três átomos de carbono. Monoálcool: classificação dada a alcoóis que possuem apenas uma hidroxila ligada. Diálcool: álcool que possui duas hidroxilas ligadas à cadeia carbônica.
Álcool é o nome dado à função (grupo) orgânica oxigenada que apresenta uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a um átomo de carbono saturado (apresenta apenas ligações simples).
A nomenclatura IUPAC de um álcool deve seguir obrigatoriamente a regra expressa abaixo: O álcool apresenta uma cadeia normal, dois átomos de carbono (prefixo et) e apenas ligações simples entre os carbonos (infixo an). Para a nomenclatura, basta unir o prefixo (et), o infixo (an) e 'ol'.
Cada bebida tem seu teor alcoólico, e o tamanho padrão das bebidas também difere. Então, uma cerveja não é apenas servida em uma quantidade diferente da de um uísque, mas também tem um teor alcoólico diferente. Uma bebida padrão geralmente consiste de 350 ml de cerveja; 150 ml de vinho; um shot de 45 ml de bebidas fortes.
Abaixo temos a fórmula estrutural geral de um álcool: Cada R pode ser um Hidrogênio ou uma ramificação qualquer. Um álcool pode ser classificado e nomeado de acordo com a quantidade e posicionamento da (s) hidroxila (s) presente (s) na cadeia. a) De acordo com o número de hidroxilas que a estrutura do álcool apresenta:
Como fazer registro de software INPI?
Quais as células que não se regeneram?
O que são retas paralelas e perpendiculares?
Onde consigo solicitar seguro desemprego?
O que faz o cabelo crescer caseiro?
Como funciona o Anel de Ferrara?
É possível explicar o processo de aculturação dos índios a partir dessa visão de mundo colonizadora?