A nomenclatura dos ácidos carboxílicos, assim como a da grande maioria dos compostos orgânicos, segue um padrão estabelecido pela IUPAC e é baseada na seguinte regra:
Ácidos carboxílicos designam uma função orgânica oxigenada, ou seja, que possui pelo menos um átomo de oxigênio em sua estrutura. Esses ácidos são indicados pela fórmula geral COOH e caracterizam-se, essencialmente, pela presença do grupo carboxila em sua estrutura.
Acetic acid Ácido etanoico/IUPAC
Os ácidos carboxílicos mais presentes em nosso cotidiano são os de menor cadeia, isto é, o ácido fórmico (ácido metanoico) e o ácido acético (acido etanoico), que correspondem, respectivamente, aos principais componentes do veneno da picada de formigas e do vinagre que usamos para temperar saladas.
Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
Os ácidos carboxílicos também se classificam de acordo com o tipo de cadeia: Ácido alifático: possui cadeia aberta. Ácido aromático: o radical R é substituído por um anel aromático, como no Ácido cítrico. Ácidos monocarboxílicos alifáticos com até quatro carbonos são líquidos incolores e solúveis em água.
Os ácidos carboxílicos são compostos que possuem o grupamento carboxila (carbonila + hidroxila) na extremidade da cadeia. Em geral são mais fracos que os ácidos inorgânicos e mais fortes que outros compostos orgânicos.
Os ácidos carboxílicos são representados quimicamente por RCOOH ou CO2H, em que R é o radical orgânico ligado a uma carbonila (C = O) e uma hidroxila (-OH). A presença da carboxila (-COOH) confere uma diferença de polaridade à molécula, tornando-a um composto polar.
Ácido acético é o nome usual do ácido etanoico. A função orgânica presente nesse composto é o ácido carboxílico. Ele está presente no vinagre muito usado nas saladas.
Visto que o carbono só pode fazer quatro ligações, o grupo carboxila sempre aparecerá no início ou no final da molécula. Portanto, não é necessário numerar a posição do grupo funcional. Já as insaturações e as ramificações precisam ser sempre numeradas.
Quando o composto apresenta um aromático, como o benzeno, a nomenclatura do ácido carboxílico apresenta as seguintes particularidades: 1 O grupo carboxila sempre estará anexado ao aromático; 2 Na nomenclatura, levamos em consideração o nome do aromático acrescido do termo -oico. Por exemplo, no caso do benzeno,... More ...
Tem mais depois da publicidade ;) No caso dos ácidos carboxílicos, a regra é basicamente a seguinte para os de cadeia normal, isto é, que não possuem ramificações: Se houver mais de um grupo carboxila, ele deve ser indicado por meio de um prefixo antes do sufixo “oico”, como nos exemplos abaixo:
Além disso, são insolúveis em água. Os ácidos carboxílicos são também solúveis em solventes menos polares, tais como o éter, o álcool e o benzeno.
Ácidos dicarboxílicos são nomeados como ácidos decanodióicos atravez do sistema IUPAC Nomes comuns são frequentemente usados para ácidos dicarboxílicos simples 6 Ésteres Os nomes dos ésteres são derivados dos nomes dos correspondentes ácido carboxílico e do álcool dos quais o éster seria feito
Tem que passar bronzeador no rosto?
O que pode ser feito com látex?
Qual melhor tinta para parede interna Lavavel?
O que se comemora no dia 20 de maio?
Qual é a idade do Paul George?
Como é chamada a força do ímã?
Como é realizada a avaliação institucional no Brasil na atualidade?
Como iniciar uma resposta argumentativa?
Como abrir anexo no Gmail do iPhone?
Quando será a prova do IFSP 2021?
Quais são as doenças graves da coluna?
Como consultar processo trabalhista gratuitamente?