Abaixo estão as práticas recomendadas para seguir independentemente do local a depilar.
Como evitar os pelos encravados?
O tratamento caseiro para pelo encravado inflamado consiste na aplicação de compressas de água quente no local, todos os dias, durante 10 a 15 minutos. Essa medida ajuda a tratar a inflamação mais rápido, pois estimula a circulação sanguínea e, na presença de pus, ajuda a drená-lo.
Um dos melhores recursos para clarear as manchas provocadas por pelos encravados é o peeling químico ou físico. Esse tratamento estético pode ser aplicado em regiões variadas, como axila, pernas e face. As esfoliações químicas mais famosas são feitas com ácido glicólico, ácido mandélico e ácido salicílico.
Como evitar o pelo encravado na depilação íntima?
Não é recomendado. A Drª Christiane explica que apertar, espremer ou até mesmo tentar tirar com a pinça pode piorar o caso e gerar uma inflamação.
- A cera quente ou fria, combinada com o uso de roupas apertadas, contribui para o surgimento dos pelos encravados, pois a extração completa do pelo junto com a raiz abre os poros da pele, deixando-os vulneráveis para a entrada de bactérias.
A combinação entre pelo encravado, imunidade baixa e alguém cutucando a região com a mão não higienizada favorece ainda mais o quadro. De maneira geral, o pelo encravado se resolve naturalmente, sem a necessidade de interferência, mas há pessoas que tem o problema em sua forma crônica e precisam de tratamento.
Se o quadro se agravar, aplique pomadas para espinha ou antibióticas, que ajudam a desinflamar a região, evitando a proliferação de bactérias e possíveis manchas ou cicatrizes. Produtos com ativos como ureia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, ácido retinoico e ácido glicólico aceleram ainda mais o combate aos pelos encravados.
Contudo, caso o problema persista, o ideal é procurar um dermatologista, que pode orientar os produtos e remédios corretos a serem aplicados na lesão. Mesmo se você não sofrer com pelos encravados frequentemente, invista em cuidados simples e cotidianos que evitam a inflamação dos folículos e possíveis agravamentos posteriores.
O uso exagerado desses sabonetes especiais aumenta a produção de óleos e elimina bacteriais essenciais para a saúde da pele. Outra dica é nunca esquecer do hidratante, não apenas após aparecer pelos encravados, mas cotidianamente, para evitar que o problema se agrave.
Como diluir a creolina para limpar pisos?
Quem ganhou a final da ginástica artística?
Quando o vendedor se arrepender da venda?
Quantas horas posso trabalhar por dia em dois empregos?
O que significa a luva branca na Maçonaria?
Quantos pontos tem uma cesárea por dentro?
Qual a diferença entre Cupido e Eros?
Para que serve a gosma Stardew Valley?
O que é a Radiossensibilidade?
Qual a diferença entre cloreto de magnésio e carbonato de magnésio?
Como cuidar de um cacto doente?
Quais são as características do Direito Ambiental penal?
Como comprimir fotos para enviar por email?
É legalmente possível a utilização de animais para fins de pesquisa científica?
Como curar esporão sem cirurgia?
Como se faz um pedido para Iemanjá?