Doente, esgotado em virtude de um reinado agitado, o imperador romano Constantino I morre em 22 de maio de 337, dia do Pentecostes cristão. ... Faleceu em Ancirona, nos subúrbios de Nicomédia (atual cidade turca de Izmit), ao sul do mar de Mármara, enquanto tentava reconquistar às pressas sua capital, Constantinopla.
Sob a inspiração do lema “um Deus no Céu, um Imperador na Terra”, Constantino proclamou em 313 o Édito de Milão, lei que garantia liberdade para cultuar qualquer deus, o que seria fundamental para a futura conversão total do império à religião. “Na prática, o Édito de Milão representou a verdadeira guinada.
Nicomédia Constantino/Local de falecimento
Constantino I (272-337) foi o primeiro imperador cristão de Roma. Iniciou a construção de Constantinopla, sobre a antiga cidade de Bizâncio, e em 330 inaugurou a nova capital do Império.
Constantino tornou-se imperador romano no ano 306 d.C., após a morte de seu pai, Constâncio Cloro, em York, na Inglaterra. Ele assumiu o poder num momento de grande agitação interna e encontrou um império decadente, do qual até mesmo algumas regiões da Itália queriam se desligar.
O governo de Constantino marca a presença do cristianismo e o início de governos cristãos no Império Romano. O Imperador encarnava e representava o Estado e a religião. Uma de suas principais preocupações durante seu governo foi para com a promoção do cristianismo, ao qual se converteu em.
Nesse período, os cristãos foram perseguidos e muitas de suas propriedades e de seus lugares de culto foram confiscados. Era comum, por exemplo, atirar cristãos aos leões no Coliseu de Roma para entreter as multidões.
- Através do Édito de Milão (ano de 313) acabou com a perseguição romana aos cristãos. Constantino se converteu ao cristianismo, porém não transformou a religião em oficial do Império. Aproveitou-se do crescimento do cristianismo, em quase todas as regiões do império, para aumentar sua força política.
22 de maio de 337 d.C. Constantino/Data de falecimento
Ainda que o paganismo tenha continuado como religião oficial, Constantino tratou de promover a Igreja Cristã, auxiliando financeiramente a construção de templos. Uma das principais marcas de seu governo foi o investimento em construções.
Fragmento de uma estátua monumental de Constantino, que combinava partes em mármore com outras em bronze, representando-o sentado e vestido de couraça. Erguida na chamada Basílica de Constantino, em Roma, foi projetada por Magêncio e completada por Constantino; atualmente está nos Museus Capitolinos .
Constantino era um governante de grande importância histórica e sempre foi uma figura controversa. As flutuações na reputação de Constantino refletem a natureza das fontes antigas de seu reinado. Estas são abundantes e detalhadas, mas foram fortemente influenciadas pela propaganda oficial do período, e são muitas vezes unilaterais.
Os mais próximos subsídios são a Vida de Constantino de Eusébio de Cesareia, uma obra que é uma mistura de elogio e hagiografia. Escrito entre 335 e cerca de 339, a Vita exalta virtudes morais e religiosas de Constantino.
Como preparar uma aula de dança?
Como fazer uma aula de circuito?
Qual melhor tinta para pintar textura?
Qual a tinta para pintar tijolinho?
Como desligar a Smart TV Philips?
Como instalar antena digital em apartamento?
Como chamar o reboque no Euro Truck 2?
Como lidar com pessoas ignorantes no relacionamento?
Onde liga a lanterna do celular?
Qual o sentido da conjunção e?
Como ligar os cabos da TV Philips?
Como ligar vídeo-game em TV antiga?
Como se conectar a uma Rede Wi-fi no Windows 7?
Como ligar a lanterna desse celular?
Como instalar máquina de lavar Electrolux LAC12?