O NSP deve ser constituído por uma equipe multiprofissional, minimamente composta por médico, farmacêutico e enfermeiro e capacitada em conceitos de melhoria da qualidade, segurança do paciente e em ferramentas de gerenciamento de riscos em serviços de saúde.
Uma de suas responsabilidades principais é a elaboração do Plano de Segurança do Paciente (PSP), que estabelece prioridades na implementação de práticas de segurança, avalia a cultura de segurança do paciente na instituição e aponta situações de risco buscando a prevenção e redução de incidentes, entre outros diversos ...
1. São importantes o empenho e o comprometimento da alta direção da instituição. 2. A formalização, a comunicação formal e a intensa divulgação local da constituição do NSP são os primeiros passos para o comprometimento da alta direção com a segurança do paciente.
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve ser instituído nos serviços de saúde com o intuito ser uma instância responsável por apoiar a direção do serviço na condução das ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente.
O NSP deve contar, preferencialmente, com representantes que tenham experiência nas áreas de controle de infecção, gerência de risco, epidemiologia, qualidade, microbiologia, farmácia hospitalar, farmácia e engenharia clínicas, segurança do paciente entre outras.
- acesse o link www.anvisa.gov.br - clique em: →serviços de saúde→ segurança do paciente →notificar →como cadastrar →cadastrar instituição.
Artigo 4º – São atribuições do Núcleo de Segurança do Paciente: I – Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente; II – Acompanhar as ações vinculadas ao Plano de Segurança do Paciente; III – Identificar pontos críticos para a segurança dos pacientes (diagnose);
O Núcleo fomenta a prevenção, controle e redução de falhas assistenciais, através do monitoramento sistemático dos riscos assistenciais e do compartilhamento do conhecimento dos seus atores.
4 Para que instituir o Núcleo de Segurança do Paciente? O NSP possui a atribuição de elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o PSP das instituições de saúde. Deve atuar como articulador e incentivador dos demais departamentos e unidades do serviço de saúde que gerenciam riscos e promovem ações de qualidade.
Estabelecimento de protocolos pelos serviços de saúde: são exemplos, os protocolos de Identificação do Paciente, Prática de Higiene das Mãos, Segurança Cirúrgica, Prevenção de Quedas e de Lesão por Pressão e Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos.
Conforme dados publicados no Sistema Nacional de Notificações para Vigilância Sanitária – NOTIVISA/ANVISA, em 18, estão cadastrados neste Sistema 41 Núcleos de Segurança do Paciente; destes, 34 estão em unidades hospi- talares.
Paciente (NSP), com a atribuição de elaborar o Plano de Segurança do Paciente (PSP) nos termos definidos pelo PNSP, demonstrando assim, o compromisso e planejamento institucional dos ambientes de cuidado em sistematizar as práticas que podem incorrer em maiores riscos aos pacientes.
NSP Núcleo de Segurança do Paciente OMS Organização Mundial de Saúde Opas Organização Pan-Americana da Saúde PNHOSP Política nacional de Atenção Hospitalar PNSP Programa Nacional de Segurança do Paciente PSP Plano de Segurança do Paciente RDC Resolução de Diretoria Colegiada SAQ Safety Attitudes Questionnaire
Entende-se por Segurança do Paciente a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saú- de (Brasil, 2015a). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa de danos à saúde é alta a nível mundial anualmente.
Qual a ordem dos acontecimentos no casamento?
Como desinstalar no windows 7?
Como ver pesquisas anteriores do google?
Quanto tempo vive um peixe dourado?
O que e um contrato sem termo?
Com quantos anos se pode doar sangue?
O que foi o socialismo científico?
O ovulo é fecundado em quanto tempo?
Com quantos meses pode dar banho no cachorro?
O que é sustentabilidade e meio ambiente?