Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível. Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento.
Como cravar a haste: Estando umedecida, a terra deverá ficar mais branda e será mais fácil enterrar a haste de cobre. Retire a mangueira e comece a enterrar a haste com as mãos. Enterre o quanto conseguir e retire a haste novamente, deixando somente o buraco.
A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.
PAsso 3 – Como abaixar este valor de resistência de aterramento? Como você observou, a resistência de aterramento medida fo de S = 67,1ohms, podemos intervir na infraestrutura para baixar esta resistência de aterramento, para isso, devemos aumentar a malha de aterramento.
O NFPA e IEEE recomendam um valor de resistência de terra de 5 ohms ou menos, enquanto a NEC afirmou que "Certifique-se de que a impedância do sistema à terra é inferior a 5 ohms especificados no NEC 50,56. Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos.
Então, para se ter um sistema de aterramento elétrico eficiente e seguro se faz necessário a instalação de um Dispositivo Diferencial Residual (DR). Seguindo essas dicas de como fazer aterramento de acordo com a norma NBR 5410 e fazendo uso adequado dos disjuntores trará mais segurança pra sua instalação.
Fatores como quantidade de hastes, valor da resistividade do solo influenciam o valor da resistência na hora do aterramento elétrico. Aqui vão algumas dicas, mas caso ainda haja dúvidas, procure um engenheiro da área para estar solucionando e, quando necessário, estar fazendo um projeto para você apenas executar.
Como é o jeito mais seguro de interferirmos na eletricidade, o aterramento é obrigatório de acordo com a norma NBR 5410, que diz que toda edificação deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, mas infelizmente a maioria das edificações não possuem aterramento.
Com três funções principais do aterramento elétrico. A primeira função é descarregar as cargas acumuladas na máquina (em suas carcaças) para a terra. A segunda é facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, como disjuntores, chaves, fusíveis, entre outros).
Qual o código de barras mais utilizado?
O que causa mercúrio no sangue?
O que são materiais manipuláveis?
É cabível a ADPF em face de súmula vinculante do STF?
Quanto custa um enterro completo?
Como tomar banho da erva abre caminho?
Quem tem direito ao passe livre?
Qual a relação entre desigualdades sociais e à saúde pública?
Quanto custa uma Brasília ano 78?
Quantos kg de peru por pessoa?
Como a contabilidade de custos pode ajudar no desenvolvimento financeiro das empresas?
Como deve ser a equipe de enfermagem na UTI?
Qual a quantidade de cafeína que mata?
O que é a tensão de engenharia?