Veja 10 dicas para utilizarmos a educação financeira para melhorar nossa qualidade de vida:
Brasil é o 74º em ranking global de educação financeira. Um novo ranking global, que mede o nível de educação financeira de 144 países, revelou que o Brasil está na 74ª posição, atrás de alguns dos países mais pobres do mundo como Madagascar, Togo e Zimbábue.
A inflação deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Em um cenário de inflação elevada, as pessoas tinham grandes dificuldades para controlar seus orçamentos. Por isso, algumas gerações abandonaram totalmente o planejamento financeiro.
Educação financeira: 8 passos para começar a sua
Segundo Administradora de Empresas, os fatores primordiais estão relacionados à inexperiência em lidar com dinheiro, aos impulsos consumistas e à facilidade de obter crédito.
A educação financeira é fundamental para o progresso social e econômico de um país. Uma população educada financeiramente, não só saberá gerir melhor seus salários e bens como passará a entender melhor sobre economia e mercado.
— A educação financeira faz a pessoa entender o porquê de precisar do planejamento para atingir seus objetivos financeiros e entender quais caminhos seguir. Afinal, o dinheiro pode proporcionar às pessoas grandes conquistas de vida — afirma.
Entre os desafios elencados pelos especialistas em educação financeira está a falta dessa cultura na comunidade escolar. Os educadores sentem dificuldades em ensinar a temática aos alunos. “O professor ganha mal, gasta mal e, como cidadão, não é valorizado”, afirma Cláudia, superintendente da AEF.
Se os investimentos da população brasileira estão aumentando, isso quer dizer que a educação financeira está melhorando a passos lentos, mas ao menos há uma boa perspectiva para o futuro. Essa é uma das preocupações do Cointimes, nós dispomos de vários textos para você começar a se educar e otimizar seu orçamento.
Destarte, sabe-se que a educação financeira é muito importante no Brasil, tendo em vista os problemas advindos da sua ausência, tais como o aumento da inadimplência e também a falta de gerenciamento dos gastos pessoais, sendo um problema alarmante para a contemporaneidade.[6]
Pare um pouco pra pensar em todos os benefícios que você teria em sua vida se você conseguisse se planejar a curto, médio e longo prazo: ficar com as contas em dia, poupar pelo menos 10% da receita líquida, ter uma reserva para emergências… Essas seriam apenas algumas das vantagens que você teria ao investir na educação financeira.
O ENEF possui estratégias diversas para ampliar a disseminação e adesão ao tema da educação financeira no Brasil. Um exemplo é a websérie de 13 episódios chamada R$100 Neuras, com linguagem voltada ao público jovem, relatando os desafios com a gestão das despesas e sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro.
O que é a causa da desigualdade social?
Quando surgiu a esquerda no Brasil?
O que fazer quando a TV não tem entrada HDMI?
Como surgiu a educação especial inclusiva?
Como ter água quente nas torneiras?
Quais os cuidados que temos que ter com os equipamentos utilizados em resgate vertical?
Como colocar um HD no PS4 Slim?
Como instalar ar condicionado 220V em casa 110V?
O que é necessário para lançar um EP?
Como instalar qualquer aplicativo no Android?
Como limpar um motor muito sujo?
Como conectar os cabos do Play 2 na TV AOC?
Qual HD deve ser usado em DVR?