Para medir as perdas na colheita do feijoeiro, são necessários o medidor de perdas e uma armação feita com barbante e ripas de madeira. A perda deve ser avaliada em, pelo menos, três áreas de 2 m².
Confira esse simples passo a passo de como fazer o cálculo de perdas na colheita de milho:
A quantidade de sacos por hectare é definida pela fórmula: Plantas/hectare (mil/ha) multiplicado por vagens/planta multiplicado grãos/vagem multiplicado por peso de mil grãos, tudo isso dividido por 60000.
O problema está associado a diversos fatores, tais como a má regulagem da colhedora, tempo de uso da máquina, altura da plataforma de corte, umidade dos grãos e velocidade de deslocamento.
Dessa forma: 1 => o tempo produtivo. Já as perdas planejadas correspondem a 2 horas por dia (tempo de almoço dos funcionários, por exemplo) – um período que poderia ser usado para produzir mais 200 unidades. Portanto: 8 = 600 => a produção planejada.
O total de perdas na colheita é uma soma de diversos fatores.
O total de perdas na colheita é uma soma de diversos fatores.
Método 1: o mais simples e objetivo
Passo a passo para o cálculo das perdas
Dessa forma: 1 => o tempo produtivo. Já as perdas planejadas correspondem a 2 horas por dia (tempo de almoço dos funcionários, por exemplo) – um período que poderia ser usado para produzir mais 200 unidades. Portanto: 8 = 600 => a produção planejada.
O cálculo final das perdas com a colheita é uma regra de três simples. Assim, em uma área de 2,0 m2 são perdidas 12 g de grãos. Quanto será perdido em um hectare (10 mil m2)? Dessa forma, a perda estimada para essa colheita foi de 60 kg / ha (60 quilos por hectare).
Assim, sabendo como calcular a perda na colheita do milho, você pode confirmar se o maquinário está bem regulado ou se as suas perdas estão acima do comumente aceitável. Nesse caso, é importante providenciar a regulagem imediata dos equipamentos para alcançar mais economia da lavoura.
Para redução de perdas e danos mecânicos, sugiro a colheita a partir do momento em que os grãos apresentarem 25% de umidade. Mas é comum o atraso na colheita por falta de máquinas, condições climáticas e outros. Esse atraso pode resultar em maior ataque de pragas e doenças, especialmente se ocorrerem chuvas nesse meio tempo.
Por sua vez, as condições climáticas presentes ao longo de todo esse ciclo podem ser responsáveis por perdas que se manifestarão na colheita. Entre os fatores climáticos que mais afetam o bom desempenho da lavoura de milho estão a umidade e a temperatura. Nesse sentido, cada fase tem a sua necessidade específica desses componentes climáticos.
Qual o valor do Auxílio Emergencial 2022?
Quais suplementos sobrecarregam o fígado?
Qual é a importância das manifestações culturais?
Quais são as grandezas fundamentais que compõem o universo?
Quantos satélites o Brasil já lançou?
Porque a primeira estrada de ferro recebeu o nome de Estrada de Ferro Mauá?
Quanto tempo demora para emagrecer com termogênico?
O que é um problema psicológico?
Quais os 3 alimentos que roubam energia?
Quais são os combustíveis verdes?
Como funciona o processo de intermediação financeira?
Quem tem stent pode tomar cerveja?
Quais os benefícios da ressonância magnética?
O que é especialização em docência do ensino Básico e Superior?
O que significa tatuagem com 3 pontinhos?
Quando fazer o Sorologico Covid?