Deve-se medir posicionando a fita métrica, na parte anterior, as bordas supraorbitárias, e, na parte posterior, a proeminência occipital em seu ponto mais saliente. O Perímetro Torácico deve ser medido com a criança deitada e a fita métrica deve permanecer ao nível dos mamilos.
Perímetro torácico: faça a medida após o recém-nascido ter inspirado, antes do início da expiração, o perímetro torácico em geral mede cerca de 2 cm menos que o perímetro cefálico, em média 30 a 33 cm.
Ao nascimento, o perímetro torácico é aproximadamente 2 cm menor que o perímetro cefálico, igualando-se em torno dos 6 meses de vida e assumindo maiores proporções a partir do primeiro ano de vida(8).
Uma das formas de medir o perímetro cefálico do bebê é posicionando uma fita métrica acima dos olhinhos do bebê, ou seja, bem rente em sua testa, de modo que os cabelos não atrapalhem durante o processo. Porém, só o pediatra do pequeno poderá, de fato, avaliar se ele está se desenvolvendo dentro dos padrões esperados.
A medida das costas (ou tórax) corresponde à linha inferior do sutiã. Contorne a fita métrica na altura indicada, não deixando frouxa ou apertada demais.
Com a aferição das medidas antropométricas objetiva-se avaliar crescimento pondo-estatural. As medidas utilizadas são: Perímetro cefálico (PC), torácico (PT), circunferência abdominal (CA), comprimento e peso.
Em média, meninas nascem pesando 3kg, enquanto meninos nascem pesando 3,3kg. Espera-se, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, que um recém-nascido tenha entre 2,5kg e 3,9kg.
Segundo o Ministério da Saúde (2002) consiste na avaliação do crescimento da cabeça e do cérebro, deve ser utilizado como parâmetro nos dois primeiros anos de vida, já que, após este período, o crescimento é muito lento não podendo ser considerado parâmetro para avaliação nutricional.
Perímetro torácico (PT) 30,5 a 33cm - 2 a 3 cm menor que o PC Estatura - 48 a 53cm Peso –2500g a 4000g perda de 10% do peso na 1ª semana de vida Pesar com o RN despido, antes da alimentação
A medida de perímetro cefálico e torácico é realizada até os cinco anos de idade, pois reflete o crescimento cerebral. Para a aferição dessa medida, utiliza-se uma fita métrica flexível e inelástica.
O Perímetro Braquial é uma medida complementar, utilizada em crianças com idade entre 1 e 5 anos quando não podem ser obtidas as medidas de peso e altura. Entretanto, a sua utilização isolada limita a obtenção do diagnóstico nutricional.
Como aumentar a resolução de uma imagem para 300 DPI online?
Qual é a função do emulsificante?
Qual o melhor adubo para grama?
Quais as 5 áreas do Ensino Fundamental?
Como deixar o pen drive em FAT 32?
Como escrever por extenso o número 50?
O que significa bodas de carvalho?
Qual o melhor aplicativo para fazer planilha?
O que a Constituição de 1824 fala sobre a educação?
Como garantir execução trabalhista?
O que é bacharel em Pedagogia?
Qual o consumo de uma lareira a gás?
Como imprimir branco na Epson?
Como saber o valor do IPVA 2022 RJ?