O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
Para determinar algumas características de compactação, não é necessário o uso de ferramentas sofisticadas. Por exemplo, ao abrir uma trincheira no solo ou mesmo arrancar uma planta cultivada, a observação do comportamento de crescimento do sistema radicular é um dos melhores indicadores de solos compactados.
O penetroLOG é o Medidor Eletrônico de Compactação do Solo. Com operação manual, destina-se à investigação de pontos específicos. O SoloStar é um Sistema Automatizado para Medição de Compactação, que é instalado em veículos, destinado à medição em grandes áreas.
A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.
O grau de compactação ou compactação relativa pode ser um parâmetro útil e de fácil medição para indicar mudanças nos parâmetros físicos como macroporosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar e resistência à penetração do solo (Carter, 1990).
O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.
solos arenosos
Os solos arenosos causam mais desgaste aos implementos de preparo, são mais propensos à compactação e muito sensíveis à erosão após preparados.
O solo é superfície sólida da terra Os Tipos de Solo variam em termos de textura e particularidades que possui. O solo é constituído em parte por finas partículas de rochas e minerais, que se agrupam de acordo com o tamanho, exemplo: areia, argila e silte.
Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colhedeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.A compactação do solo é danosa para a produção agrícola, pois influencia negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento.
Hoje, duas das fórmulas mais utilizadas para se calcular o índice de compactação do solo são a fórmula de Sanders e a dos Holandeses. Sua utilização é fácil e pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha uma base de conhecimento sobre o assunto. – Fórmula de Sanders: F = (M+m) + Mgh/x
A melhor forma de manejar solos compactados é evitando que a compactação do solo ocorra. Para isso, é importante ter planejado a rotação de culturas, o controle de tráfego das máquinas nas áreas e manter um histórico das características físicas do solo. Não é uma tarefa fácil, mas é melhor prevenir do que remediar!
Tendências e problemas da compactação. Alguns solos são mais suscetíveis à compactação do que outros. Isso se dá principalmente aos teores de matéria orgânica, textura e granulometria do solo. Solos franco-argilosos a argilosos normalmente têm maior tendência à compactação do que solos arenosos.
Quais as sensações provocadas pela ingestão do fungo Amanita muscaria?
Como pintar o cabelo temporariamente?
Qual o peixe que tem gosto de barro?
Como transformar textura em tinta?
Como tirar licenciamento de veículo pela Internet?
Como tirar licenciamento sanitario?
Como pintar todas as células do Excel?
Qual melhor tinta para telha de cimento?
Como recuperar a cor de um tênis desbotado?
Como pintar carrinho de metal?
Como dar brilho em madrepérola?
Qual a melhor tinta para pintar poliuretano?
Pode pintar a parede com massa corrida?
Como fazer o efeito madeira Suvinil?
Como identificar Whisky Passport falso?