Os níveis de ruído devem ser calculados através de um decibelímetro, que é um equipamento específico para este fim. Aponta-se o microfone do aparelho em direção a fonte do ruído e tem-se a leitura em tempo real.
Audiodosímetro
Audiodosímetro. O Audiodosímetro ou Dosímetro de Ruído é um aparelho utilizado para medir a intensidade sonora, utilizando a unidade de decibéis (dB) em determinada frequência sonora.
Os limites de ruído suportados pelo ser humano equivalem ao intervalo de intensidade sonora entre decibéis (dB). Os ruídos acima de 120 dB provocam sensação de desconforto e acima de 140 dB alcançam o limiar da dor.
Como fazer a medição?
Os equipamentos mais utilizados são os dosímetros e decibelímetros. Normalmente quem realiza a aferição ou avaliação do ruído ocupacional são as empresas nas quais os colaboradores trabalham.
A Norma Regulamentadora 15 – NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – indica os “limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente”. Esta norma recomenda para uma jornada de 8 horas diárias de trabalho, a máxima exposição diária permissível é de 85 dB.
O subitem 17.5.2.1 determina que para as atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, mas não apresentem equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A).
Conhecer o nível de atenuação de ruído é importante pois os problemas auditivos são muito comuns entre os brasileiros. E se engana quem pensa que a exposição a estes ruídos acontece somente durante a jornada profissional – a verdade é que estamos expostos a este agente diariamente e não só em certos ambientes de trabalho.
Porém, ruídos elevados causam perda auditiva gradual nessas pessoas. Ou seja, mesmo não gerando grande desconforto, o som intenso traz danos irreversíveis ao sistema auditivo. Desse modo, a utilização de EPI é fundamental para a proteção contra ruídos, evitando tanto a perda auditiva temporária quanto a permanente.
D = o valor da dose de ruído. Qual é o valor da dose? O valor da dose foi calculado em um artigo anterior (link logo abaixo), se você quiser saber como chegamos ao valor da dose é só dar uma olhada no referido artigo. 100 = é uma constante da fórmula. Equivale a 100% da dose. 85 = 85 dB (a).
87 dB (a) significa que essa empresa está com sérios problemas, pois o limite de exposição ocupacional ao ruído contínuo é de 85 dB (a). Está ainda acima Nível de Ação. Que para efeito da NHO 1 é de 82 dB (a).
Quais são as dimensões da gestão de pessoas?
Quais são os cuidados após o transplante de córnea?
Como o ciprofloxacino causa morte bacteriana?
Qual o processador do iPhone XR?
Como entrar em estado de hipnose?
Porque tem pessoas que falam muito alto?
Qual a dosagem máxima de loratadina?
Qual a mensagem das horas iguais?
O que causa ataque de abelhas?
Como resgatar créditos nota paulista?
Quais são as vantagens para quem sempre diz a verdade?
O que causa prolapso uterino em vacas?
Onde fazer o documento de curatela?
Como Kant justifica a existência de Deus?
Qual a diferença de consumo consciente?