Segure a mola vertical em uma das mãos. Abrir as mandíbulas sobre as pinças digitais e colocar uma mandíbula no topo e uma mola na parte inferior da mola de tocar nas extremidades. Anote o comprimento livre da mola em milésimos. Este é o comprimento da mola, quando não está comprimida.
A mola de compressão é um dispositivo com formato helicoidal que possui maleabilidade para ser pressionada até determinada tensão e conseguir voltar ao seu tamanho normal, considerado o seu estado de equilíbrio.
MOLAS HELICOIDAIS DE COMPRESSÃO A mola helicoidal de compressão é formada por espirais. Quando esta mola é comprimida por alguma força, o espaço entre as espirais diminui, tornando menor o comprimento da mola.
C varia de 6 a 12 para a maioria das molas. Equação anterior baseia-se no fato do fio ser reto. Curvatura do fio aumenta a tensão no lado interno da mola, mas a diminui ligeiramente no lado externo.
Uma mola é um dispositivo elástico e flexível que armazena energia em sua forma potencial. Em geral, são confeccionadas em arame de aço temperado ou outros materiais resistentes, mas, dependendo da finalidade, dispositivos confeccionados em borracha ou plástico desempenham funções iguais à de uma mola.
Diversos materiais são utilizados para a fabricação das molas, como o aço carbono, aço inoxidável, titânio e até plástico. O material é usado de acordo com as características que a mola terá, como resistência e flexibilidade.
Enquanto permanece comprimida ou esticada, a mola possui energia potencial (no caso, potencial elástica) armazenada. Se a força deixa de atuar, a mola libera energia potencial rapidamente, tendendo a voltar ao equilíbrio.
A força que atua na mola altera alguma propriedade física dela (em geral, essa propriedade é o comprimento). Enquanto permanece comprimida ou esticada, a mola possui energia potencial (no caso, potencial elástica) armazenada.