A expansibilidade torácica foi avaliada através da cirtometria no 4º espaço intercostal em inspiração máxima e em expiração máxima e também através da biofotogrametria computadorizada torácica antero-posterior, subcostal e látero-lateral e a capacidade vital através da espirometria.
AVALIAÇÃO DA EXPANSIBILIDADE TORÁCICA O examinador deve se colocar atrás do paciente. Iniciar o exame pelos ápices e ir deslocando as mãos em direção às bases. Pousar as mãos espalmadas sobre as regiões a serem examinadas, de tal modo que os polegares se toquem levemente, em ângulo quase reto.
Normalmente, a expansibilidade é simétrica e igual nos dois hemitórax. Qualquer doença que afete a caixa torácica, sua musculatura, o diafragma, a pleura ou o pulmão de um lado, pode ser precocemente percebido pela assimetria dos movimentos ventilátorios, ao se compararem ambos os hemitórax.
Fazendo uma revisão histórica da técnica de cirtometria, em 1984, Azeredo descreveu a técnica citando quatro regiões de mensuração (Axilar, mamilar, xifoideana e basal) com valores normais para um adulto jovem em torno de 7 centímetros [4].
como medir o tórax
A cirtometria é um método utilizado para avaliar a expansibilidade torácica de fácil realização e por isso muito usado na prática clínica.
O exame físico do aparelho respiratório é dividido em inspeção, palpação, percussão e ausculta. Nesse contexto, mais especificamente em relação à inspeção, temos que ela é dividida em inpeção estática e inspeção dinâmica. Veja também: “Dispneia: denominações especiais”.
Avalia-se as mamas, pulmões, coração e mediastino, bem como pele, musculatura e ossos. No entanto, neste capítulo será dada maior ênfase aos pulmões. No exame do tórax é necessário realizar de forma ordenada a inspeção estática e dinâmica, a palpação, a percussão e a ausculta.
Exame físico PALPAÇÃO TORÁCICA: ▫ Palpa-se o tórax para a hipersensibilidade, massas, lesões, excursão respiratória e frêmito vocal: Pontas dos dedos: lesões cutâneas e massas subcutâneas; Palma da mão: massas mais profundas ou dor na costela ou flanco generalizada.
O exame físico do aparelho respiratório é dividido em inspeção, palpação, percussão e ausculta....Dessa forma, as principais alterações do padrão do ritmo respiratório que podem ser encontradas são denominadas:
Qual o plano mais completo da Unimed?
O que dar para calopsita no frio?
O que significa PCR e VHS alto?
Como funciona o limite no cartão de crédito?
Quanto tempo demora para formar o saco gestacional?
Qual é o animal mais estranho do Brasil?
Como saber se o câncer de ovário está avançado?
Quem tem problema de tireoide pode comer feijão?
Qual a história do anjo Rafael?
Pode usar pomada Neomicina em cachorro?
Quem da Marinha pode andar armado?
Qual foi a promessa que Deus fez a Simeão?
Quem toma Marevan pode tomar água com limão?
Quantos quilos Anderson Freire emagreceu?