Ligue o multímetro digital. Multímetro é uma máquina que testa a tensão ou corrente de aparelhos elétricos. Conecte o fio preto na entrada "COM" ou "Comum" e o vermelho na entrada com a letra V e um símbolo de ferradura (Ω). Assim você vai medir precisamente a voltagem do disjuntor.
Existem dois testes possíveis para um interruptor. Para isso, coloque o multímetro na escala de tensões AC de acordo com a rede local de energia e encoste as pontas de prova nos terminais do interruptor (figura 5).
Arme o disjuntor e encoste uma ponta de prova no parafuso de entrada do disjuntor e a outra ponta no parafuso de saída. O medidor então emitirá um som de bip. Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o disjuntor está funcionando como deveria.
Examine o painel elétrico. Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Com o multímetro, colocamos ele na escala ôhmica, (a que possui o alerta sonoro - beep), e colocamos as ponteiras nos parafusos do interruptor, para verificar os lados que estão abertos e fechados. Quando estiver aberto: O multímetro deverá indicar resistência infinita.
Pegue um dos fios do testador em cada mão, mantendo os dedos na parte plástica isolante, e insira os dois pinos de metal nas duas ranhuras da tomada. Não importa qual pino vai em qual buraco. Se o testador acender, ele funciona; se isso não acontecer, troque o testador.
Os disjuntores de média tensão devido principalmente ao seu tamanho possuem mecanismo de acionamento para realizar a abertura ou fechamento dos contatos, essa operação deve ser o mais rápido possível.
Aprender como dimensionar um disjuntor geral é muito importante para um eletricista! Muita gente acha que é uma tarefa complicada, mas na verdade vamos usar alguns cálculos bem simples, ou seja, usando apenas uma simples calculadora você conseguirá fazer os cálculos para dimensionar o disjuntor 220V.
Tabela da concessionária CELESC para consulta e definição do disjuntor para o medidor. Já na tabela da CEMIG, a potência calculada está na faixa entre 10,1KW e 15KW.
Para começar o dimensionamento do disjuntor, você precisa levantar a potência de todos os circuitos da instalação elétrica. Neste exemplo abaixo temos uma instalação com os seguintes circuitos: Circuito 2 – Circuito de Tomadas TUG, 1.100W Circuito 3 – Outro Circuito de Tomadas TUG, 1.100W
O que é considerado bradipneia?
O que é curso de Cerimonial e Protocolo?
Qual a importância da China no cenário mundial?
Como foi a primeira geração do Romantismo?
Quais os números que mais saíram na Lotofácil em 2021?
Quais praias de Ubatuba estão impróprias para banho?
O que é bom passar na cicatriz da cesárea?
Tem algum remédio para diminuir a altura?
Qual o salário de um nutricionista com doutorado?
Qual o CEST de sabonete líquido?
Quais as principais fontes de contaminação em cosméticos?
O que é incolumidade das pessoas?
Para quem vai a multa quando o proprietário não habilitado?
Como saber se uma casa tem alvará?
O que são paisagens naturais e antrópicos?