O exame é indolor, mas pode causar um pequeno desconforto no animal. Deve-se realizar uma pequena tosa na região do “pulso” e o animal deve estar calmo. A mensuração pode ser feita nos membros anteriores ou posteriores, com o animal deitado, ou na cauda, com o animal em estação (em pé).
Em levantamento recente, STEPIEN (2011) relatou que valores de PS para felinos normotensos variam de 140 mmHg (método oscilométrico) a 160 mmHg (método doppler). Algumas variações devido à idade podem ocorrer na espécie felina (PAEPE et al., 2013).
Tanto o método Doppler quanto o oscilométrico, são os dois únicos métodos recomendados para a medição da pressão arterial indireta em animais, segundo a Veterinary Blood Pressure Society (EGNER et al., 2003).
Assim, o médico-veterinário anestesista poderá monitorar a pressão do animal constantemente. Já os métodos indiretos, ou seja, não invasivos, usam medidores externos. A técnica é mais simples, por isso, é a forma mais usada na rotina clínica.
Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.
Sinais de um gato doente
Muitos autores consideram cães com pressão arterial normal, sem anestesia e sem agitação física, não ultrapassando 160 mm de Hg por 100 mm de Hg; e 180 mm de Hg quando estressados ou ansio- sos. Pressões sistólicas de 180-200 mm de Hg por 110 mm de Hg de diastólica são consideradas no limite ou aumentadas36.
Para medir a temperatura de um gato, siga os seguintes procedimentos: Use um termômetro. Se tiver um termômetro veterinário, meça a temperatura pela orelha do animal. Caso contrário, é possível utilizar um termômetro retal. Programe o aparelho, insira gentilmente no reto do animal e espere o apito para verificar a temperatura.
Aparentemente parece simples “medir a pressão” pois é muito simples em humanos. As pessoas muitas vezes se surpreendem. A aferição da pressão em animais é bem mais complexa e demorada, pois nos animais não é possível ouvir o pulso apenas com o uso de estetoscópio ou com medidores de pressão mais conhecidos pela maioria das pessoas.
A taxa em um gato muito doente ou enfraquecido pode cair para uma pequena fração desse valor, indicando que o seu fim está próximo. Confira como medir a frequência cardíaca de um animal:
Porém, com algumas dicas é possível ajudar um gato com depressão e garantir uma qualidade de vida a ele. E, a partir do momento que o animal não fala, a atenção do dono tem de ser redobrada. Não só a parte psicológica do pet é afetada pela depressão. A fisionomia dele muda bastante e é um dos primeiros sinais a serem notados.
O que fazer com hortelã para emagrecer?
Como lidar com a birra 4 anos?
Como usar o imperativo em inglês?
Como confiar em alguém que te magoou?
Como levantar sozinha após cesárea?
Para que serve o gráfico flor da vida?
O que causa o desequilíbrio emocional?
Qual o melhor grill elétrico para carnes?
O que mudou com o avanço da tecnologia?
Como usar a função grill do fogão?
Como lidar com atrasos no trabalho?
Como usar o impermeabilizante da Vedacit?
Como você lida com a adversidade?
Como lidar com pessoas frescas?
O que são gatilhos mentais psicologia?
Como encarar o processo de envelhecimento?