Densitometria óssea é um exame realizado para medir a densidade de minerais dos ossos (DMO). Este exame é a única maneira confiável para determinar se existe perda de massa óssea. Logo, ele é fundamental para diagnosticar a osteoporose, a osteopenia, o risco de fratura e as demais doenças que atacam os ossos.
A densitometria óssea é um exame simples, rápido e não invasivo, semelhante ao raio X, que avalia a “estrutura” óssea. Usa uma pequena quantidade de radiação ionizante para produzir imagens do corpo e medir a densidade mineral óssea com rapidez e precisão.
Como é feito o exame de Densitometria Óssea? O paciente é colocado em uma mesa semelhante a de um exame de raio x. Em seguida, o aparelho percorre a parte superior do corpo do paciente, emitindo a radiação ionizante. Na parte debaixo do corpo, a mesa capta os registros do exame e transfere para o computador.
DXA é utilizada para decidir se o tratamento é necessário, assim como para acompanhar os efeitos do tratamento. O equipamento de Densitometria óssea (DXA) é amplamente disponível tornando esse exame conveniente para médicos e pacientes. Nenhuma radiação fica no corpo do paciente após o exame.
O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.
34 curiosidades que você vai gostar
Dentre os métodos citados acima, os mais utilizados atualmente são: Densitometria por dupla emissão de raios-x (DEXA) e Multi Espectrometria de Radiofrequência Ecográfica (REMS).
Conhecida pela sigla DEXA, a Dual-energy X-ray Absorptiometry (DEXA) permite a realização da Avaliação da Composição Corporal Tecidual (ACCT). Através de um levantamento de imagens e dados, o exame mede com alta precisão a massa dos tecidos muscular, ósseo e adiposo do corpo todo, e mesmo dos membros separadamente.
Como funciona o aparelho de mamografia analógico
Uma ampola dentro do aparelho dispara um feixe de raio X, que então atravessa o tecido mamário. ... Em seguida, a radiação não absorvida se choca com a placa embaixo da mama, formando imagens em tons de preto, branco e cinza.
todas as mulheres de 65 anos ou mais ou homens de 70 anos ou mais (evidência B), independentemente de outros fatores; mulheres > 50 anos com fatores de risco para fratura (um fator de causa secundária ou dois fatores relacionados ao estilo de vida).
Como preparar o sal amargo para limpar o intestino?
O que é Licença-maternidade estendida?
Para que é bom sabonete de barbatimão?
Como funciona a lei de Joanna Maranhão?
Como faço para acessar o curso da Fundação Bradesco?
O que são custos variáveis de uma empresa?
Como ativar o Scroll Lock do teclado?
Como esquentar hambúrguer na frigideira?
O que é a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da ONU?
Como funciona a Bolsa de pesquisa Uniedu?
Como funciona o Rappi mercado?
Como ser o mais forte do Terraria?
Como fazer um prontuário corretamente?
Como fazer uma fogueira para luau?
Como os Jonas Brothers ficaram famosos?