Densitometria óssea é um exame realizado para medir a densidade de minerais dos ossos (DMO). Este exame é a única maneira confiável para determinar se existe perda de massa óssea. Logo, ele é fundamental para diagnosticar a osteoporose, a osteopenia, o risco de fratura e as demais doenças que atacam os ossos.
A densitometria óssea é um exame simples, rápido e não invasivo, semelhante ao raio X, que avalia a “estrutura” óssea. Usa uma pequena quantidade de radiação ionizante para produzir imagens do corpo e medir a densidade mineral óssea com rapidez e precisão.
Como é feito o exame de Densitometria Óssea? O paciente é colocado em uma mesa semelhante a de um exame de raio x. Em seguida, o aparelho percorre a parte superior do corpo do paciente, emitindo a radiação ionizante. Na parte debaixo do corpo, a mesa capta os registros do exame e transfere para o computador.
DXA é utilizada para decidir se o tratamento é necessário, assim como para acompanhar os efeitos do tratamento. O equipamento de Densitometria óssea (DXA) é amplamente disponível tornando esse exame conveniente para médicos e pacientes. Nenhuma radiação fica no corpo do paciente após o exame.
O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.
34 curiosidades que você vai gostar
Dentre os métodos citados acima, os mais utilizados atualmente são: Densitometria por dupla emissão de raios-x (DEXA) e Multi Espectrometria de Radiofrequência Ecográfica (REMS).
Conhecida pela sigla DEXA, a Dual-energy X-ray Absorptiometry (DEXA) permite a realização da Avaliação da Composição Corporal Tecidual (ACCT). Através de um levantamento de imagens e dados, o exame mede com alta precisão a massa dos tecidos muscular, ósseo e adiposo do corpo todo, e mesmo dos membros separadamente.
Como funciona o aparelho de mamografia analógico
Uma ampola dentro do aparelho dispara um feixe de raio X, que então atravessa o tecido mamário. ... Em seguida, a radiação não absorvida se choca com a placa embaixo da mama, formando imagens em tons de preto, branco e cinza.
todas as mulheres de 65 anos ou mais ou homens de 70 anos ou mais (evidência B), independentemente de outros fatores; mulheres > 50 anos com fatores de risco para fratura (um fator de causa secundária ou dois fatores relacionados ao estilo de vida).
Como cadastrar cargo no eSocial?
Como preencher FedEx International Air Waybill?
Qual a diferença entre perdido e extraviado?
Como colocar uma fonte em um trabalho?
Como preencher uma série no Excel?
Quais as melhores profissões para o futuro?
O que é tipo e gênero textual?
Como usar o aplicativo Undeleter?
Como usar o Vanish líquido na máquina de lavar?
Qual VRAY funciona no SketchUp 2016?
Como ativar o sensor de ultrassom do alarme Pósitron?
Como usar o cartão presente O Boticário?
Como regular a temperatura do ar condicionado Springer?
Como colocar o V-Ray no SketchUp 2020?