Na hora de guardar, use um recipiente de plástico e arrume os vegetais de forma estratégica: coloque uma folha por vez, intercalando com papel toalha. No final, feche o pote e prontinho! Assim, os vegetais não entram em contato entre si (separados pelas folhas de papel toalha) e ficam mais bem preservados.
A técnica é bem simples: lave as verduras, seque bem e guarde em um saco ou pote fechado com papel toalha dentro. Deixe o recipiente na parte inferior da geladeira, onde é menos frio, pois as temperaturas baixas podem queimar as folhas.
Enxágue com água sem vinagre e acomode as folhas de alface inteiras de pé em um escorredor e deixe por cinco minutos; Embrulhe-as em uma toalha úmida de algodão (de preferência orgânico); Deixe na gaveta de verduras da geladeira e umedeça a toalha sempre que ela começar a secar.
Para armazenar, utilize potes de plásticos e papel toalha. Cubra o fundo do pote com o papel toalha e coloque uma camada de verdura. A camada de verdura não pode ser muito grossa. Depois coloque outra folha de papel toalha e mais uma camada de verdura.
O segredo está em forrar os mesmos com papel toalha absorvente, colocando as folhas por cima, intercalando-as com outros papeis toalha, até encher o tupperware. Cubra-as por fim com mais um papel e feche bem o pote, deixando na parte de baixo da geladeira, que é menos fria (temperaturas muito baixas queimam as folhas).
É importante lembrar que a salada deve ser mantida na geladeira, mesmo no ambiente de trabalho. Caso não seja possível, uma bolsa térmica é uma boa alternativa. Confira algumas opções de ingredientes que podem ser utilizados: Molhos: pesto, azeite e limão, iogurte, mostarda e mel.
Na geladeira, a refeição dura até dois dias com proteínas (carne, frango ou atum) e até cinco dias sem proteínas.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
Dicas para guardar frutas e legumes
A primeira dica é sobre onde guardar as verduras na geladeira. Lembre-se que as suas folhas são muito frágeis à temperaturas. Por isso, o melhor local dentro da sua geladeira é na parte de baixo. Lá tende a ser um pouco menos frio e é o lugar perfeito para guardar verduras.
Lave a hortelã antes de usá-la em suas receitas. Quando quiser consumi-la, é só tirar a erva da geladeira. Para lavá-la sem danificar suas folhas delicadas, encha uma tigela com água fria. Segure o ramo de hortelã pelo caule, mergulhe as folhas na água, sacuda o excesso e seque com papel-toalha.
As folhas que costumam ser refogadas, como couve, espinafre e acelga, podem ser congeladas em pequenas porções. É muito fácil. Siga estes passos pra ter vegetais congelados corretamente: Seque muito bem, pois gotículas de água no alimento vão cristalizar e prejudicar o sabor e a textura do produto; Separe pequenas porções das folhas já picadas.
Esse passo é bastante importante para as suas folhas não ficarem úmidas e murchas na geladeira. Uma dica é usar uma centrífuga manual para secar saladas: elas costumam ter um preço bem em conta e são encontradas em lojas de artigos para casa. Se não tiver, use um pano de prato limpo ou papel-toalha.
O que é o que é multiculturalismo?
O que é pesquisa de satisfação interna?
Qual o medicamento de escolha para o tratamento da insuficiência cardíaca?
O que é loja azul na maçonaria?
Quem vai receber a 5 parcela do Auxílio Emergencial?
Quais cidades mineiras é feriado Dia 8 de dezembro?
Quantos ônibus espaciais existem?
Quem são servidores municipais?
Porque as abelhas estão morrendo massivamente?
Como se escreve palavras chaves?
Em que ano as empresas NotreDame e Intermédica se uniram?