O deltoide é um músculo superficial, com espessura reduzida, tecido estriado e denso, fixado no terço lateral da clavícula; em sua parte mais profunda, atinge o terço superior do úmero e a articulação escapulo-umeral.
Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.
Embora seja uma região de fácil acesso, nem sempre é bem desenvolvido representando, assim, grande risco de lesões relacionadas aos nervos axilares, radial, braquial e ulnar e à artéria braquial. O volume máximo a ser administrado no deltoide é de 1,0mL para adolescentes e adultos.
Intramuscular: neste caso, a vacina é aplicada no tecido muscular, com volume máximo de 5 mL. As regiões devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa (região ventroglútea) e o músculo deltoide (braço) são os locais mais recomendados.
As regiões anatômicas selecionadas para a injeção intramuscular devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo o músculo vasto lateral da coxa e o músculo deltoide as áreas mais utilizadas para a administração de vacinas.
16 curiosidades que você vai gostar
Região de fácil acesso, porém nem sempre o músculo é bem desenvolvido; Não é recomendado para menores de dois anos; O volume máximo a ser administrado no deltoide é de 1,0 mL para adolescentes e adultos.
A injeção intramuscular pode ser aplicada em quatro músculos distintos: o músculo deltóide – que comporta 3 ml – o músculo vasto lateral – que comporta 4 ml – o músculo tensor da fáscia lata – que comporta 5 ml – e o músculo glúteo máximo – que comporta 5 ml.
Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.
Para fazer a injeção subcutânea, pinçar o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º. Aspirar, observando se a agulha atingiu algum vaso sanguíneo.
Puncionar a veia do paciente, com o bisel voltado para cima, num ângulo de 10 a 45o, compatível com a profundidade da veia.
AGULHA: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.
A ação deste músculo permite a elevação lateral do braço, até aos 90 graus. Com fixação também no úmero e na escápula, existem outros quatro músculos que vão, em conjugação com o deltoide, permitir o movimento para a frente e para trás do braço: supra-espinal, sub-espinal, redondo maior e redondo menor.
Uma agulha de 5/8" pode ser usada para injeção intramuscular no músculo deltoide somente se não houver tecido subcutâneo suficiente e a injeção for feita em um ângulo de 90°.
Injeção no glúteo
Quando administrar no glúteo: é o local mais utilizado na injeção de medicamentos muito espessos ou com mais de 3 mL, como Voltaren, Coltrax ou Benzetacil.
A dose usual é de 3 ml, podendo ser administrado até 5 ml em um músculo de grande porte e em adultos.
A região ventro glútea, apesar de pouco utilizada em nosso meio, apresenta maior segurança na aplicação, além de apresentar capacidade para um grande volume muscular e uma área pouco vascularizada, sem a presença de nervos importantes e grandes vasos. O volume máximo de aplicação é de 5ml.
Atentar aos volumes a serem administrados na musculatura, respeitando o limite de 0,5ml em cada vasto lateral em prematuros e neonatos, e 1,0 ml em lactentes. Em recém-nascidos com menos de 1000g deve-se fracionar a dose, no limite de 0,25ml em cada vasto lateral.
2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.
A seleção de um calibre depende da viscosidade do líquido a ser injetado. Assim, para medicamentos aquo- sos (vitamina B12, por exemplo), utiliza-se agulhas de calibre 0,7 mm. Para medicamentos do tipo suspensões ou oleosos, como é o caso da maioria dos anticoncep- cionais, utiliza-se agulhas de calibre 0,8 mm.
Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.
Pode levar à necrose (morte de tecidos) no local e à infecção generalizada. Evolui rapidamente e precisa de diagnóstico rápido. Por isso você deve procurar um médico com urgência caso tenha os sintomas descritos.
Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.
Como saber se a injeção anticoncepcional foi aplicada corretamente? O anticoncepcional injetável deve ser aplicada intramuscular profunda na região glútea. Quando bem aplicada não apresenta hematomas, eritema ou edema. Um pouco de dor no local e no momento da aplicação é normal.
O que pode levar bagagem despachada Azul?
Que ácido é usado para fechar os poros?
O que é uma linguagem hermética?
Quais são as desigualdades regionais?
Quais frutas é bom para tireoide?
Como limpar a aliança com bicarbonato?
Qual o principal diagnóstico diferencial do cisto radicular lateral?
Por que o Canal do Panamá foi construído?
Quem era a namorada de Gusttavo Lima antes de Andressa Suita?
Como gerar DARF em atraso IRPF 2021?
Como que se escreve Pro Player?