O apêndice xifoide é uma bolinha endurecida que fica no final do osso esterno localizado entre os peitos. Esta saliência óssea pode ser maior nos bebês pequenos.
Extremidade inferior do esterno que é cartilagínea nos jovens, tornando-se mais dura e mesmo óssea nos indivíduos adultos mais idosos.
Essas lesões podem ter várias causas, como refluxo gastroesofágico, esofagite, tumor, espasmos, infecções ou ferimentos, por exemplo. Ao perceber algum desses sintomas, procure um gastro imediatamente.
RELATO DE CASO Relata que há 9 anos notou crescimento em região de apêndice xifoide, de lenta progressão, sem sintomas e demais sinais. Ao exame físico, a massa apresentava-se bem delimitada, com aproximadamente 10 cm de tamanho.
Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale os sintomas para saber quais as suas chances:
O apêndice vermiforme corresponde a um divertículo intestinal que nasce do ceco, localizado intraperitonealmente no quadrante inferior direito (QID) do abdome e em região de fossa ilíaca direita.
6. Transversos do tórax: originam-se de cada lado do terço caudal da face interna do corpo do esterno, processo xifóide e extremidades esternais das cartilagens costais das últimas 3 ou 4 costelas verdadeiras.
Em 2007 cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que a função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão. Além disso, ele também possui células linfoides, que produzem anticorpos e ajudam nas defesas do organismo.
A pleurite, também conhecida como pleurisia, é uma condição na qual a pleura, que é a membrana que cobre os pulmões e o interior do tórax, fica inflamada, gerando sintomas como dor na região do peito e costelas, tosse e dificuldade para respirar, por exemplo.
Xiphodynia pode causar dor diretamente no centro do peito, ou dor que irradia para os ombros, garganta e braços. Por exemplo, a revista Quiropraxia e Osteopatia relata que problemas com o processo xifóide podem causar dor abdominal, dor no meio das costas e até dor na garganta.
É difícil diagnosticar uma deformidade xifóide como causa da dor, pois a deformidade nem sempre aparece nos exames radiográficos. A inflamação do osso do esterno também pode causar inflamação do processo xifóide, levando à dor na frente da parede torácica.
Nesses casos, o apêndice libera suas bactérias para que possam crescer e se desenvolver no intestino, ocupando o lugar das bactérias que foram eliminadas com a infecção e acabando por funcionar como um probiótico.
A cirurgia para retirar o apêndice, também conhecida como apendicectomia, deve ser feita apenas quando o apêndice está inflamado, pois existe um elevado risco de estourar e provocar uma infecção generalizada. Nesses casos, o uso de antibióticos normalmente não tem qualquer efeito e, por isso, a cura só é alcançada com a cirurgia.