A cera automotiva também é bastante utilizada para polir as peças. O óleo de máquina, além de limpar sujeiras superficiais, lubrifica a engrenagem no caso da tarraxa, por exemplo. Para limpa-las por completo, é necessário desmonta-las e umedecê-las em uma solução anticorrisiva (como o WD40) por um tempo.
Para limpar guitarras e baixos, com sujeira comum e fácil de ser retirada, como pó, basta uma limpeza com flanela seca ou levemente umedecida.
Atenção: [nunca, jamais] em hipótese alguma limpe seu violão com óleo de peroba, cera de carro, álcool ou produtos de limpeza de casa. Esses produtos podem danificar o instrumento de maneira permanente. Evite também usar palha de aço, lixas, buchas, pois, esses adereços podem causar arranhões irreversíveis.
Limpeza Inicial: Após retirar as cordas, eu inicio a limpeza pela escala da guitarra. Depois de passar óleo a base de extrato de limão, eu uso uma lâmina de estilete passando levemente na escala para retirar a sujeira mais grossa e acumulada pelo suor dos dedos.
Para tirar todo o “sebo” da escala use sempre a lã de aço no sentido dos veios da madeira, desta forma você não irá deixar riscos na sua escala. Esfregue sem colocar muita força até tirar toda a sujeira. Cuidado: Não use lã de aço em um braço maple com escala envernizada com acabamento brilhante.
As tarraxas e todas as partes acessíveis do violão podem ser limpas por uma flanela seca e as partes da madeira que estiverem muito sujas por uma flanela com um pouco de spray ou cremes específicos como já foi dito.
Para tirar ferrugem, existem algumas opções. Eu sugiro você comprar um óleo desengripante ou tipo WD40 (esse spray não serve pra parte elétrica, apenas ferragens) com um pouco dele e bombril já vai dar uma melhorada no aspecto. Cuidado para não riscar o verniz do violão, seria melhor tirar a peça pra fazer a limpeza.
Faço o seguinte:
O creto seria um produto chamado SILVO pra limprar os trastes, pois ele remove toda a sujeira e dá polimento nos trastes esse produto é o mesmo que limpa alianças, aneis entre outros metais.
Este artigo foi visualizado 50 917 vezes. No geral, as cordas de uma guitarra precisam ser trocadas com maior ou menor frequência, dependendo do uso e da ponte. Músicos profissionais costumam trocar as cordas mensal ou semanalmente, enquanto as outras pessoas trocam cordas a cada três ou quatro meses.
Se quer uma limpeza melhor, recomenda-se limpar sempre que terminar de tocar, já que os nossos dedos geram muita oleosidade que oxidam as cordas com o tempo. O calor e a umidade são inimigos da guitarra.
Uma boa limpeza e condicionamento da escala da guitarra é fundamental porque normalmente são feitas de madeira crua, inacabada ou não tratada. Escala de maple são uma exceção porque elas sempre tem algum tipo de acabamento e, portanto, só precisa ser limpas mas não hidratadas.
Desta vez nós voltamos a falar sobre as guitarras, mais precisamente em como cuidar e manter sua guitarra em bom estado e sempre! O básico do básico: trate bem sua guitarra (e seu baixo, seu cavaquinho, sua bateria, seu uquelele, etc). Batidas causam arranhões e lascas, podendo desafinar seu instrumento.
Como saber se a picanha é boa?
Como tirar mofo de rejunte de silicone?
Como redigir uma defesa de multa de trânsito?
Como saber se estou molhando muito minha planta?
Como tirar mofo de roupa com vinagre de maçã?
Como identificar meus limites?
O que é ser uma pessoa confiável?
O que usar para tirar mofo de napa?
Como recorrer de uma Multa em Minas Gerais?
Como descadastrar o CPF do PicPay?
Como tirar uma multa de trânsito?
Como tirar manchas no rosto recentes?
Como ver o resultado da isenção do Enem 2021?
Como tirar mancha de mofo de capa de chuva?
Como recorrer multa segurando celular?
O que é bom para tirar mofo de trás do Guarda-roupa?
Como recorrer a uma multa de trânsito injusta?
É possível recorrer de multa de trânsito depois do prazo?