No pós operatório de cirurgia nasal, o ideal é fazer lavagem( irrigação) com soro fisiológico 0,9% , enchendo uma seringa de 10-20 ml e esvazia-lá dentro de cada narina, evite inclinar a cabeça para trás. Isso pode ser repetido a cada 2 horas ou de acordo com a preferência do seu cirurgião ou necessidade.
O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana, sem dor apresentando apenas algum desconforto nasal. Após a cirurgia é necessário manter alguns cuidados, nomeadamente, não estar exposto a calor, não praticar exercício físico e fazer higiene nasal com água salina.
No primeiro dia o paciente deverá descansar, a alimentação deve ser fria e pastosa ou líquida, evitando esforços para mastigação. Essa orientação deve ser mantida até o terceiro dia, quando alimentos sólidos podem ser reintroduzidos na dieta, salvo opções que exigem muito esforço para mastigar ou difícil digestão.
Pode ser colocado um splint nasal (molde que reposiciona a mucosa nasal e o septo, e é removido em 7 a 10 dias no consultório) e tampões nasais para evitar sangramento, dependendo da técnica cirúrgica empregada.
Dormir de barriga para cima por 3 semanas, é proibido dormir de bruços ou de lado pelo risco de mobilização da fratura nasal. O gesso nasal será retirado após 1 semana no consultório/hospital. Pode haver sangramento leve, de pequeno volume, ou coriza avermelhada nos 5 primeiros dias após a cirurgia.
A recuperação total pode demorar várias semanas. Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.
Febre e Dor: é comum no pós-operatório e, geralmente, discreta e de fácil controle. Sangramento: normalmente muito discreto e com melhora após repouso e compressas geladas. Raramente são volumosos, mas pode exigir novo tamponamento, ligadura de vasos (cirurgicamente) e transfusão sanguínea.
A mais temida das complicações da cirurgia do nariz, felizmente é uma das menos frequentes.
A septoplastia não muda o aspeto do nariz externamente a não ser que o septo apresente um desvio na porção caudal em que aí passa a estar centrado na linha média. No entanto, a septoplastia pode ser realizada simultaneamente com a rinoplastia que permite corrigir defeitos externos do nariz, como veremos adiante com maior detalhe.
Como é o pós-operatório da cirurgia de desvio do septo nasal? No dia da cirurgia pode haver vômitos, geralmente com sangue escuro que foi engolido durante a operação. A ocorrência de vômitos repetidos ou com sangue vermelho vivo deve ser comunicada ao médico.
A cirurgia do desvio de septo é realizada em centro cirúrgico com anestesia geral, mas em casos selecionados é possível a realização sob sedação e anestesia local.
Como reconhecer um pé de aroeira?
Como jogar xadrez com 4 amigos?
Como detectar alergia a medicamentos?
Como saber se a ametista é natural?
Quais os sintomas da vassoura-de-bruxa?
O que altera no exame de urina quando tem apendicite?
Como identificar uma anemia hemolítica?
Quem é mais forte das Tartarugas ninjas?
Como unir várias músicas em uma só?
Como diagnosticar síndrome metabólica?
Como medir a polarização de um motor trifásico de seis pontas?
Quais são Ás regras do jogo tranca?
É possível fazer transferência de pauta de um estado para outro?
Como pagar CNH pelo app Santander?
Como pagar taxa para segunda via RG?
Como transferir o saldo do mercado crédito para o mercado pago?