Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha passam por um processo diferente de produção e precisam ser lavados para tirar a poeira própria dos grãos. Depois disso, indica-se deixá-los de molho em água – que pode ser morna – por, no mínimo, 10 horas.
Tem que lavar o feijão em água corrente e escorrer. Depois é só cobrir com água (sempre o dobro do feijão) e deixar de molho por 12 horas. Nesse período, tem que trocar a água uma vez.
COMO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO:Coloque ½ kilo de feijão numa tigela e lave-os sob água corrente. ... Coloque 1 colher de sopa de vinagre e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.Depois misture e cubra a tigela com um prato e deixe de molho (mínimo 6h e máximo 12h), se possível trocando a água uma vez no período.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
"Não pode usar detergente, pois é um derivado de petróleo, que gera substâncias cancerígenas", alerta Evânia Altina Teixeira de Figueiredo, professora de higiene e legislação de alimentos do departamento de engenharia de alimentos da UFC (Universidade Federal do Ceará).
15 curiosidades que você vai gostar
O detergente costuma ser mais eficiente. Mas ele pode penetrar no alimento, então é preciso um cuidado maior na hora da higienização. Com um bom enxágue não há problema. O uso de detergente exige mais cuidados com frutas como a pera e a maçã.
Lavar bem as frutas, legumes e verduras em água corrente, com esponjas macias e detergente neutro, já promove a limpeza dos resíduos químicos, procedimentos também recomendados para os alimentos orgânicos ”.
É só deixar o feijão de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo. Na hora de colocar na panela, descarte a água do molho e cozinhe com uma água nova. Com esse processo, o grão se torna mais digerível e o fitato é eliminado, diminuindo as flatulências.
Para isso, deixe o alimento de molho em um recipiente coberto com água e uma colher de suco de limão ou vinagre, por até 6 horas antes de cozinhar.
“Por isso, o ideal é sempre deixarmos o feijão de molho. Eu indico que isso seja feito junto do suco de meio limão ou uma colher de sopa de vinagre de maçã, pois a acidez vai auxiliar na saída dessas substâncias do grão, ficando na água”, complementa Michele.
Agregue uma colher de sopa de vinagre de vinho ou maçã para cada meio quilo de feijão e deixe de molho por, pelo menos, 10 minutos tampado. Depois escorra e cozinhe normalmente como costuma fazer.
Lave os grãos em água corrente e escorra. ... A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas. Por fim, é só escorrer, lavar os grãos novamente e levar para a panela com os temperos da sua preferência.
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.
A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.
Varie nos temperos
Para deixar seu feijão ainda mais gostoso, você pode refogar pedacinhos de calabresa ou de paio junto com a cebola e o alho. Quer deixar ainda mais gostoso? Frite pedacinhos de bacon, escorra bem e sirva por cima do feijão — também vale cheiro-verde e outras ervas frescas!
5º Acrescente água suficiente para cobri-lo, coloque uma cebola média inteira ou meia cebola grande dentro da panela para ferver junto do feijão. Deixe ferver por 15 minutos e pronto.
Antes de cozinhar o feijão, deixe-o de molho por, no mínimo 6 horas, pois, dessa forma, ele vai cozinhar mais rápido. 1) Depois que ele estiver cozido, tire um pouco dos grãos e do caldo e bata no liquidificador. Depois, despeje na panela e deixe ferver por 5 minutos.
A maioria das leguminosas, o que inclui feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, também possui oligossacarídeos, que são um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases.
Misture uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água e deixe o feijão de molho. Isso irá te ajudar a reduzir aqueles gases indesejáveis depois de comer feijão.
9 hábitos que evitam a formação dos gasesAposte em receitas com laranja. ... Evite carboidrato em excesso. ... Evite leite. ... Faça um desjejum saudável. ... Evite beber enquanto come. ... Evite bebidas alcóolicas em excesso. ... Mastigue bem os alimentos. ... Pegue leve na gordura.
Para o nutrólogo Roberto Navarro, lavar frutas com detergente pode deixar resíduos químicos na casca do alimento, a não ser que seja muito bem enxaguado. ... Água sanitária: O cloro, ou água sanitária, é tão eficaz quanto o hipoclorito de sódio para remover bactérias das frutas e verduras, mas é um produto mais corrosivo.
Lave bem a raiz sob água corrente, usando uma escova macia. Cenoura - Basta raspar com uma faca afiada e lavar sob água corrente.
Com base nisso, recomenda-se não lavar alimentos com detergente. O ideal é fazer a limpeza dos alimentos com solução de hipoclorito, feito com uma colher de café do produto granulado para cada 3 litros de água filtrada ou fervida.
Não use qualquer tipo de sabão, detergente ou outros produtos de limpeza para lavar as batatas. Não lave as batatas antes de guardá-las. Use toalhas de papel se elas estiverem muito sujas, mas não use água. Lavar as batatas e depois guardá-las pode fazer com que elas apodreçam mais rapidamente.
Poderoso desengordurante, o detergente é bem eficiente na limpeza de frutas, verduras e legumes. No entanto, vale ter um cuidado maior: como o produto pode penetrar no alimento, é preciso enxaguar bem, até remover toda e qualquer camada que tenha ficado em contato com o alimento.
O que acontece se tomar um vidro de floral?
O que fazer para melhorar o relacionamento da equipe?
Como tratar hérnia de disco em cães?
Como funciona o financiamento iCarros?
Como saber se o cachorro está com infecção urinária?
Como funciona um gravador de tela?
O que fazer para ter ânimo para arrumar casa?
Como funciona o ibuprofeno no organismo?
Como termina a 2 temporada de Manifest?
O que pode ser dor na cervical?
Como funciona o sistema de gás encanado?
Quem morre na 4 temporada de Blindspot?
Como é o funcionamento do display?
Como terminou padrinhos mágicos?
O que acontece com John e Savannah?