Eles descobriram que uma medida simples - cozinhar as batatas por oito minutos - quebra os tecidos orgânicos e reduz a resistência, facilitando o movimento dos elétrons e produzindo mais energia. Outra mudança pequena - fatiar a batata em quatro ou cinco pedaços - aumentou a eficiência energética em até dez vezes.
Parece estranho, mas é verdade: batata gera luz. O pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, Haim Rabinowitch tem se dedicado há anos a extrair energia elétrica da batata. ... A acidez da batata reage quimicamente com o zinco e o cobre liberando elétrons, que fluem de um material para o outro.
1) Peça para um amigo esfregar um pedaço de papel em um cano de PVC para acumular energia estática e, ao mesmo tempo, esfregue a lâmpada com o plástico para também acumular energia nela. Depois disso, aproxime os objetos e, por causa da transferência de elétrons entre os dois, você terá emissão de luz.
Os fios elétricos que estão ligados à batata e ao voltímetro servem de condutores para a corrente elétrica gerada a partir da oxidação e redução que ocorrem em relação aos eletrodos de cobre e zinco. A Batata em si irá funcionar como uma ponte salina, permitindo com que íons transitem de uma placa a outra.
O filamento que se encontra no interior da lâmpada é feito de um metal chamado tungstênio. Quando ligamos esse dispositivo elétrico, a resistência desse metal faz com que a corrente seja “barrada”, fazendo com que a temperatura se eleve ao ponto de emitir luz..
Ela deve acender. Coloque o fio que está encostado no ponto metálico sobre uma mesa. Sem que encoste na lâmpada. Sobre o fio que está na mesa, coloque algum dos materiais escolhidos....
Item | Observações |
---|---|
Pilha | Uma pilha comun de 1.5 Volts será o suficiente. |
Uma lâmpada de lanterna | De preferência de 1.5 Volts. |
Afinal, você sabia que uma única batata é capaz de gerar energia suficiente para manter uma lâmpada funcionando por até 40 dias? Segundo Jonathan Kalan da BBC, uma equipe liderada por Haim Rabinowitch — um pesquisador da Universidade Hebraica de Jerusalém — vem trabalhando com batatas com o objetivo de ajudar pessoas sem acesso à rede elétrica.
Você sabia que é possível usar batatas para iluminar ambientes? Quando você pensa em batatas vai logo imaginando uma bela porção de fritas, um pratão de purê ou, quem sabe, uma batatona assada e recheada com os seus ingredientes favoritos?
Segundo Kalan, uma única bateria feita de batata seria capaz de gerar energia a um custo estimado em US$ 9 (cerca de R$ 22) quilowatt/hora, ou seja, 50 vezes menor do que a energia produzida por uma pilha alcalina de 1,5 volt — e seis vezes mais barato do que o uso de lâmpadas de querosene.
Para produzir uma “bateria orgânica”, precisamos de duas chapas de metal — uma que funcionará como ânodo (ou polo negativo) e a outra como cátodo (polo positivo) —, e podemos usar zinco e cobre para isso. Também precisaremos de fios e uma lâmpada de LED, além da batata, é claro.
Quem nasce na Inglaterra e o quê?
Quanto tempo de estágio para Direito?
Como funciona o envio de um e-mail?
Quais são os esfíncteres do estômago qual a sua função?
O que é o regime político brasileiro atual?
Como funciona o estalar de dedos?
Como funciona o enquadramento do Simples Nacional?
Tem como estornar o pagamento de um boleto?
Qual o objetivo do escalonamento de processos?
Como preparar terra com esterco?
Como preencher RRT de cargo e função CFT?
Como é o estágio em Pedagogia?
Como funciona estorno no cartão de crédito?
Quais são os benefícios da Sapucaia?
Em que semestre posso fazer estágio de Educação Física?
Como preparar a babosa para passar no rosto?