Os transformadores com enrolamentos primários únicos dotados de 3 fios podem ser ligados em 110 V ou 220 V. Para estes transformadores a ligação será feita em dois fios apenas, conforme a tensão da rede. As cores são dadas por um código, conforme mostra a figura.
Assim um transformador pode ter ligação em Y/∆, Y/Y, ∆/∆, Y/Z, etc., sendo várias as combinações possíveis e existindo ainda outras mais; como sejam o enrolamento hexafásico, que consta de um triângulo duplo.
Os transformadores cuja sequência de fases seja oposta (ou seja: os respectivos diagramas vectoriais têm um sentido de rotação inverso), não se podem ligar em paralelo.
Se a ligação estiver correta a lâmpada ficará apagada e se estiver errada acenderá intensamente e aí é só fazer outra tentativa. Veja na figura abaixo primeiro a ligação errada para o caso de colocarmos os enrolamentos em série, preparando o transformador para receber 220V.
PARALELO DE TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS Quando temos por exemplo um transformador ligado a um barramento que alimenta um receptor de 50 KVA, se este receptor aumentar a procura de potência para 100KVA, necessitaremos de instalar outro transformador de 50 KVA para fazer face à nova procura.
Para que serve a pomada nebacetin?
Qual a contra indicação do carvedilol?
Para alem do verbo to be quais existem?
O que são alterações epigenéticas?
Quais são as plataformas de streaming mais assistidas atualmente?
Quanto tempo dura o abacate congelado?
Como fazer o Procv retornar o maior valor?
O que foi o sistema colonial nas Américas?
Quem trabalha 24 horas tem direito a quantas horas de almoço?
Quais são as características de uma resenha?
Quais desafios você imagina que há na gestão de projetos no agronegócio?
O que é um array em programação?