O adolescente com TDAH precisa do apoio familiar, onde os pais devem ter paciência, saber dialogar, incentivar a organização e a disciplina, ajudá-los a perceber e entender a importância de limites, rotinas e regras, evitar comparações com outros adolescentes e estimular a prática de atividades desportivas.
Explique para seu adolescente que não é culpa dele que ele se comporte desta forma. O TDAH exerce grande influência sobre o cérebro. Diga a ele que não importa que ele precise dar a última palavra ocasionalmente, mas, quando isso acontece com frequência, a percepção é de que ele está sempre correto.
Sintomas de TDAH na adolescência são muito similares aos da infância: distração, desorganização, falta de concentração e impulsividade seguem presentes. Mudanças hormonais, vida social e falta de controle dos pais entram no jogo: como agir daqui para frente?
Quando você for falar com um amigo que tem TDAH, olhe nos olhos e fale com calma uma informação de cada vez. Jamais fale para essa pessoa fazer várias coisas de uma só vez. Nós podemos lidar com o colega que sofre com o transtorno com paciência, respeito e não fazer bullying.
Peça para ele olhar nos seus olhos enquanto você fala. Seja claro e evite rodeios. Tente usar uma linguagem simples que ele possa entender. Responda as perguntas que ele eventualmente tenha e evite longos discursos que podem fazer com que ele perca a concentração.
O transtorno é caracterizado pela hiperatividade, desorganização, agitação, falta de atenção, impulsividade, entre outros. Estima-se que ele atinja de 3% a 6% das crianças em todo o mundo. O TDAH não tem cura, mas tem tratamentos que procuram amenizar de forma considerável os efeitos da síndrome.
Sinais típicos da hiperatividade
Uma situação vivenciada pelo adolescente com TDAH é o conflito corriqueiro com seus familiares, colegas de sala e professores. O jovem geralmente entra em atrito com seus parentes por não conseguir obedecer às regras impostas pelos adultos.
O que pode ser feito para lidar com o TDAH do meu filho? Estudos revelam que existem formas de aplicar algumas atividades nas crianças de modo que elas consigam direcionar seus impulsos de maneira saudável e bastante proveitosa. Vejam quais são elas.
O TDAH é uma condição psiquiátrica que atinge muitas crianças brasileiras. Na maioria das vezes, lidar com esse quadro pode ser bem desgastante, o que representa um grande desafio para pais de crianças com TDAH ou qualquer pessoa que tenha que lidar com essa situação, como professores, por exemplo.
Estima-se que 3% dos adultos apresentam o TDAH. O detalhe é que 95% das pessoas começaram a ter sintomas antes dos 16 anos. Outro dado importante é que 50% delas são diagnosticadas antes dos 7 anos. Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado.
Como descobrir o meu login da NET?
Como faço pra saber o limite do meu cartão Losango?
O que significa bloqueio judicial no documento de veículo?
Como descobrir o recibo do Imposto de Renda 2020?
Para que serve o método de Euler?
Como igualar as casas decimais na divisão?
O que fazer quando o download fica pendente?
Como aprender dilatação térmica?
Qual a forma mais fácil de fazer divisão?
Como resolver conflito pessoal?
Como saber quantos pontos tenho no cartão de crédito Visa Bradesco?
Como resolver determinante de uma matriz?
Como corrigir instalação do Ubuntu?
Como resolver balanite em casa?
Como fazer a reprodução do peixe japonês?
Como medir as dimensões de uma caixa?