O adolescente com TDAH precisa do apoio familiar, onde os pais devem ter paciência, saber dialogar, incentivar a organização e a disciplina, ajudá-los a perceber e entender a importância de limites, rotinas e regras, evitar comparações com outros adolescentes e estimular a prática de atividades desportivas.
Explique para seu adolescente que não é culpa dele que ele se comporte desta forma. O TDAH exerce grande influência sobre o cérebro. Diga a ele que não importa que ele precise dar a última palavra ocasionalmente, mas, quando isso acontece com frequência, a percepção é de que ele está sempre correto.
Sintomas de TDAH na adolescência são muito similares aos da infância: distração, desorganização, falta de concentração e impulsividade seguem presentes. Mudanças hormonais, vida social e falta de controle dos pais entram no jogo: como agir daqui para frente?
Quando você for falar com um amigo que tem TDAH, olhe nos olhos e fale com calma uma informação de cada vez. Jamais fale para essa pessoa fazer várias coisas de uma só vez. Nós podemos lidar com o colega que sofre com o transtorno com paciência, respeito e não fazer bullying.
Peça para ele olhar nos seus olhos enquanto você fala. Seja claro e evite rodeios. Tente usar uma linguagem simples que ele possa entender. Responda as perguntas que ele eventualmente tenha e evite longos discursos que podem fazer com que ele perca a concentração.
O transtorno é caracterizado pela hiperatividade, desorganização, agitação, falta de atenção, impulsividade, entre outros. Estima-se que ele atinja de 3% a 6% das crianças em todo o mundo. O TDAH não tem cura, mas tem tratamentos que procuram amenizar de forma considerável os efeitos da síndrome.
Sinais típicos da hiperatividade
Uma situação vivenciada pelo adolescente com TDAH é o conflito corriqueiro com seus familiares, colegas de sala e professores. O jovem geralmente entra em atrito com seus parentes por não conseguir obedecer às regras impostas pelos adultos.
O que pode ser feito para lidar com o TDAH do meu filho? Estudos revelam que existem formas de aplicar algumas atividades nas crianças de modo que elas consigam direcionar seus impulsos de maneira saudável e bastante proveitosa. Vejam quais são elas.
O TDAH é uma condição psiquiátrica que atinge muitas crianças brasileiras. Na maioria das vezes, lidar com esse quadro pode ser bem desgastante, o que representa um grande desafio para pais de crianças com TDAH ou qualquer pessoa que tenha que lidar com essa situação, como professores, por exemplo.
Estima-se que 3% dos adultos apresentam o TDAH. O detalhe é que 95% das pessoas começaram a ter sintomas antes dos 16 anos. Outro dado importante é que 50% delas são diagnosticadas antes dos 7 anos. Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado.
Qual a melhor cor para tela de projeção?
Quem extrai dente pode comer ovo frito?
Qual a amperagem que pode matar uma pessoa?
Quem está com candidíase pode comer carne de porco?
Quais são os marcos Interruptivos da prescrição?
O que é e para que serve o heredograma?
Porque os animais matam seus filhotes?
Como é que se começa um relatório?
Como identificar se o iPhone 8 e original?
Quanto tempo para Bromoprida comprimido fazer efeito?
Como fazer a rede 5G aparecer?
O que causa manchas escuras na pele?
Como ajudar na recuperação de um dependente químico?
Como saber todos os cartões tem no meu nome?
O que significa o termo variação em anatomia?
Qual a fortuna do emir de Dubai?
Qual o sistema de investigação preliminar que o Brasil adota?