Diga para essa pessoa que você precisa que ela reconheça a necessidade do pedido de desculpas, essa experiência pode ser profundamente libertadora e curativa para ambos. Explique que mesmo não tendo sido intencional, a atitude dela te magoou.
Os narcisistas só têm empatia com as pessoas que estão próximas. Este comportamento é especialmente duro a nível afetivo por uma realidade muito evidente: não pedem desculpas pelas suas queixas, danos ou erros cometidos.
A perspectiva de desculpar-se enfraquece a sensação de que somos “boas pessoas”. Assim, pedir desculpas coloca um comportamento vergonhoso em evidência. Por isso, desculpar-se é uma ameaça à nossa autoimagem. Isto é, este fato explica porque pessoas com baixa autoestima tendem a ter mais dificuldade de pedir desculpas.
Por falta de inteligência emocional, para um sujeito que não gosta de se desculpar ou agradecer, fazer isso pode ser interpretado como um ato de submissão, ou de se aceitar uma culpa ou dependência do outro.
Pedir desculpas não deve se tornar um hábito que é feito sempre que fazemos algo errado, pedir desculpas tem que ser algo verdadeiro, e simplesmente um pedido. Pode até parecer uma tarefa difícil, mas é isso que poderá ajudar a consertar e melhorar seu relacionamento com outras pessoas.
O principal problema de pedir desculpas demais Você condiciona (condicionou) sua mente a pensar que está sempre errado, que sempre comete erros. Logo, sempre vem os pedidos de desculpas, quase que automaticamente. Também pode indicar um grande medo de rejeição, de magoar alguém, de distanciar pessoas queridas.
Uma desculpa não-desculposa, ou não-desculpa, é uma declaração que tem a forma nominal de um pedido de desculpas , mas não expressa a contrição esperada. É comum tanto em política e relações públicas.
O ato de pedir desculpas é uma forma de expressão de arrependimento por algo que fizemos e temos a intenção de consertar. Esse ato, também pode deixar quem o recebe, se feito verdadeiramente, em uma situação mais confortável para a resolução do conflito, dando abertura ao diálogo.
Como pedir desculpas adequadamente
Claro que ser uma pessoa que sabe pedir desculpas é algo bom, mas esse excesso pode ter o efeito contrário. Por mais que ela possa ser vista como alguém que assume falhas e fraquezas, ao exagerar, ela fica com a reputação ameaçada. "Pode ser vista também como pouco assertiva, que não é confiável ou consistente", ele completa.
A desculpa em excesso tem relação direta com ideais de perfeição, de realização, e usamos esses ideais para manter nosso estado de culpa permanente. As desculpas são como um placebo, elas cumprem uma função protocolar. Alguém pisa no seu pé e pede desculpa, logo você já se sente melhor.
Uma desculpa é uma admissão de falibilidade, que pode desencadear o vasto reservatório de inadequação e vergonha que eles carregam e, portanto, ameaçam a frágil narrativa que eles construíram sobre si mesmos. Para uma pessoa com uma sensação de auto-estima danificada, reconhecer o erro pode ser equivalente à aniquilação.
O psicólogo Fabio Iglesias, professor do programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na UnB (Universidade de Brasília), acredita que isso acontece porque usamos as desculpas como uma forma de gerenciarmos a impressão que deixamos nos outros.
Qual a finalidade da videoconferência?
Quais as consequências da participação do Brasil na guerra mundial?
Como os pensadores iluministas pensavam a relação existente?
Como funciona o sistema político na Rússia?
Como ocorreu a rendição alemã na Segunda Guerra Mundial?
Como pode definir uma linha de transmissão?
Como foi a primeira aparição de Bob Esponja?
Como se chama a lente que direciona os raios de luz para um mesmo?
O que faz em uma aula de Yoga?
Qual o limite de faltas na faculdade?
Como funcionam as câmaras de gás?
Qual a medida tomada pelo governo para acabar com a revolta de Canudos?