13 dicas de como lidar com seu filho adolescente:
Devido à somatória desses fatores, os medos na adolescência são comuns. ... Os jovens, assim como os adultos, passam por medo da rejeição, do fracasso, da solidão, do amor, entre outros. O que difere é o contexto no qual essas emoções vêm à tona. Durante a juventude, as pessoas têm toda a vida pela frente.
Afirma-se que a adolescência é uma crise psíquica devido a esta ser uma fase evidenciada por uma turbulência emocional, mudanças e descobertas acontecem, gerando conflitos. Além de já ser exigido que tome uma posição no social.
Os problemas mais comuns durante a adolescência estão relacionados:
Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. Como é tudo ao mesmo tempo, é normal que aconteçam conflitos internos e externos. Segundo a psiquiatra e psicanalista Helena Masseo de Castro, a sensação de dificuldade não pode ser considerada como regra, pois cada indivíduo tem uma experiência única de vida.
Estar a sós no quarto, não participar em atividades da família, “aparente substituição da família pelos amigos”, as saídas à noite, o despertar da sexualidade, a experimentação de drogas, as “mudanças no interesse escolar”.
Ele arruma brigas na rua: Na adolescência, a inundação de hormônios deixa o jovem mais agressivo. Brigar uma ou outra vez é comum. Mas algumas brigas de turmas podem requerer a intervenção dos pais. Para que seu filho extravase a energia, matricule-o em esportes como caratê e judô, que ensinam a administrar a força.
Na adolescência não é diferente. A famosa Crise Existencial da pré- adolescência ou a crise dos 15. Mas, o que de fato é essa crise? Crise existencial é um momento no qual o ser humano questiona os próprios fundamentos de sua vida: se esta vida possui algum sentido, propósito, ou valor.
A adolescência é uma idade difícil para pais e filhos, mas nem tudo tem ser um problema. Há formas de lidar com os vários desafios que a idade impõe. “Faz parte de ser adolescente o andar um pouco perdido, de não saber bem o que se quer, mas eles precisam de regras e normas”, realça a psicóloga Isabel Gonzalez Duarte.
Durante a adolescência é comum viver momentos de tensão e recomeços. Em latim, a nomenclatura quer dizer “crescer”. Aliás, essa palavra passou a existir a apenas 70 anos atrás - ela foi criada em 1898, pelo psiquiatra Granville Stanley Hall. Antes disso, não havia transição alguma, ou seja, depois da infância a pessoa já se tornava adulto.
Perceber os comportamentos da fase da adolescência não tem de ser complicado. Basta estar atenta aos sinais e aprender a lidar com as problemáticas próprias da idade. A adolescência é uma idade difícil para pais e filhos, mas nem tudo tem ser um problema.
O que é preciso para trabalhar com van?
Como emitir Relatório de situação fiscal?
Como adicionar dispositivo no Spotify?
Como ângulo pode ser indicado?
Como tirar a televisão do standy by?
Para que serve o Fluimucil ampola?
Como remover totalmente a Umectacao do cabelo?
Como tomar Hidróxido de Alumínio líquido?
Como tomar Emistin comprimido?
Quando uma Certidão Positiva de débitos tem efeito de negativa?
Como usamos o calor no transporte?
Como tirar segunda via telefone fixo Vivo?