Dizerem-lhes que não estão sozinhos é reforçar a teia que a solidão constrói. É importante que os jovens adolescentes percebam os primeiros sinais, reconheçam o problema e procurem ajuda. Aceitar que precisam de ajuda pode ser o primeiro e o mais importante passo para enfrentar a solidão.
As pessoas podem se sentir solitárias porque já têm uma saúde precária, o que acaba impedindo sua socialização. Há também uma terceira hipótese: pessoas solitárias podem aparecer nas estatísticas como sendo menos saudáveis porque sua solidão lhes roubou a motivação de cuidar da própria saúde.
Solidão, isolamento, falta de diálogo, angústia, ansiedade, bullying. São muitos os motivos que deixam crianças e jovens desacreditados da vida. Fragilidade emocional, frustrações, estrutura familiar.
Os jovens se isolam porque querem autonomia, querem se desgarrar do sentimento de dependência dos pais e projetar uma imagem de auto-suficiência. Ou sentem-se incompreendidos. Ou simplesmente querem ficar consigo mesmos. Ou tudo isso junto.
O que nos completa Esse abandono real ou simbólico decorre de várias experiências que podem estar relacionadas com traumas, perdas precoces, mudanças que nos afastam de amigos ou parentes próximos, ou casos de abusos e de violência. Isso também acontece por uma série de medos, seja do desconhecido ou mesmo da morte.
Ao todo, o levantamento aponta que 46% dos americanos às vezes ou sempre se sentem sozinhos e só 53% definem suas interações sociais diárias como significativas.
Trata-se de uma combinação de inúmeros fatores, o que inclui propensão genética e o ambiente no qual a pessoa está inserida. A depressão na adolescência é muito comum justamente porque é um momento no qual o jovem sofre tanto com fatores internos de autoestima e autoaceitação, como todos os fatores externos.
Caso a sensação de solidão seja acompanhada por outros sintomas, como tristeza, perda da vontade, e alterações do apetite, por exemplo, é importante se consultar com um psiquiatra, para investigar outras causas de sintomas negativos, como a depressão.
Em alguns casos a solidão pode acontecer por opção, o que configura um quadro de solitude. Porém, quando este sentimento se torna inerente a nossa existência e nos sentimos constantemente desamparados, trata-se de solidão. Muitos podem associar a condição a pessoas que vivem isoladas.
A solidão acompanhada cria um vácuo que é instalado dentro de nós. Um sentimento que parece impossível de eliminar porque, afinal, estamos ao lado de alguém. Certamente você não está sozinho, pelo menos não fisicamente. No entanto, uma pessoa que está fisicamente presente não necessariamente está ali.
Até porque, a solidão está ligada aos sentimentos de insatisfação, de tristeza ou de incompatibilidade. Ou seja, mesmo com muitas pessoas ao seu redor, ainda é possível se sentir desconectado e sozinho. Portanto, a solidão emocional é muito mais profunda que possamos imaginar.
Como pôr a maconha para secar?
Qual remédio faz secar a barriga?
O que quer dizer a expressão fazer sujeira com alguém?
Como secar as folhas de louro?
Qual melhor exercício para secar e definir?
Como conservar as folhas do alecrim?
Qual a influência da Lua cheia?
O que aconteceu com os integrantes do One Direction?
Como se escreve a palavra abajur?