Compasso composto Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em colcheias) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias.
Por exemplo, no compasso 6/8, um tempo equivale a uma semínima pontuada, que é divisível em três colcheias, seis semicolcheias e assim por diante.
Observe que as seis colcheias podem ser agrupadas tanto em dois tempos (binário composto) quanto em três tempos (ternário simples). Como o padrão ternário simples já pertence ao compasso 3/4, o 6/8 é um binário composto. Observe que cada tempo, ou unidade de tempo, num compasso 6/8 é uma semínima pontuada.
Para saber em quantos tempos está dividido esse compasso basta fazer a divisão de 9 por 3. Seguindo no exemplo da unidade de compasso 9/8 temos que 8 a Unidade de Movimento que se relaciona com a colcheia. Sendo assim teremos 9 movimentos em que a colcheia se torna representativa dos movimentos.
semínima
Observe que cada tempo, ou unidade de tempo, num compasso 6/8 é uma semínima pontuada. Aliás, todos os compassos compostos terão alguma nota pontuada como sua unidade de tempo. Qualquer fórmula de compasso com um 6 em cima é de um compasso binário composto.
Os valores das notas podem alterar ao definir o denominador. Por exemplo, em uma fórmula de compasso cujo denominador é 8, significa que é necessário dividir uma semibreve de 4 tempos em 8 partes. Assim, quem passa a valer um tempo é a colcheia, que em um compasso quaternário valeria meio.
O número inferior da fórmula de compasso tem como objetivo indicar a figura que ocupa um terço do tempo. Seguindo com a análise do exemplo de 6/8 chegamos a conclusão de que a colcheia vale um terço do tempo já que a unidade do tempo está ocupada por três colcheias.
Os compassos podem ser classificados pelo número de tempos em: Binários: quando possuem dois tempos (2 é o numerador). Ternários: quando possuem três tempos (3 é o numerador). Quaternários: quando possuem quatro tempos (4 é o numerador).
Como exemplo temos o compasso 9/8 cuja unidade de compasso é representada por uma mínima pontuada ligada a uma semínima pontuada. Veja no final do texto a tabela comparativa de compassos simples e compostos.
A U.C DE 9/8 É UMA UNIDADE DE SOM, PORQUE UMA MINIMA PONTUADA ESTÁ LIGADA A UMA SEMINIMA PONTUADA. A U.C DE 12/8 É UMA SEMIBREVE PONTUADA.
A leitura da partitura deve ser feita da esquerda para direita e de baixo para cima. Mas até agora essas notinhas da imagem não tem nome pois ainda não definimos as Claves. As Claves são os símbolos que dão os nomes as notas na partitura que estão na pauta.
Ler partitura pode trazer tantos benefícios ao seu aprendizado musical que você mesmo nem imagina. Entender divisão rítmica, compasso, saber ler as claves pode ser considerado básico perto de compreender por exemplo, intensidade e expressão.
As partituras registram ideias harmônicas, rítmicas e melódicas. Por isso, ao ler esse capítulo, você possivelmente recordará do momento em que aprendia o alfabeto. Assim como você decorou o som de cada letra, também precisará decorar a maneira como cada nota é representada no papel.
Qual é o poder do signo de Libra?
Onde ir de lancha em Angra dos Reis?
Quais são os tipos de modalidade de licitação?
Como detectar a Síndrome de Guillain Barré?
Como ocorre a expressão da informação genética nas células?
O que falar de defeito em uma entrevista?
O que voltou a funcionar em São Paulo?
Como saber se a água é salobra?
Quais as 7 etapas do marketing de conteúdo?
Qual a primeira e segunda necessidade do ser humano?
Como a área de RH pode atuar para melhorar o desempenho organizacional de uma empresa?
Como fazer máscara para tirar manchas do rosto?
Qual é o tipo de lâmpada mais econômica?
Quanto tempo dura o curso de recepcionista?
Quais são os 3 ângulos utilizados para a fotografia de enquadramento?