Um traço de 1:2:3, por exemplo, indica que a proporção será de 1 parte de cimento por 2 partes de areia e 3 partes de brita, sempre obedecendo essa ordem. Já a quantidade correta de água varia porque depende da umidade da areia e da trabalhabilidade final do concreto.
Para expressar o traço para um saco de cimento, basta multiplicar a proporção por 50 kg, que é o peso de um saco de cimento.
A partir daí é fácil fazer as contas: em um traço de concreto 1: 2 : 3, se você usar um saco de 50kg de cimento, ele tem aproximadamente 40 litros, então você precisará de 80 litros de areia e 120 litros de brita, ou seja, o dobro de água e o triplo de brita da quantidade de cimento usada.
Para Claudio Sbrighi, geólogo e consultor da Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas, um traço convencional de concreto é composto por cerca de 80% de agregados (areia e brita), 10% a 12% de cimento e o restante de água e vazios.
No caso das argamassa de assentamento, o traço mais utilizado é o 1:2:8, que indica o uso de 8 latas de areia e 2 latas de cal para 1 lata de cimento.
Para fazer este volume de concreto na obra usando o traço 1:2:4 você precisará comprar:
Por exemplo: quando m = 3, temos um traço 1:3, e isso significa que para cada kg de cimento temos 3 kg de agregado total.
Quais são as 21 cartas e epístolas do Novo Testamento?
Qual a diferença da teoria de Wallon e Vygotsky?
Como saber se estou sendo investigado pelo MP?
Quanto tempo de vida tem uma pulga?
Quem não pode fazer lipocavitação?
Quanto ganha um Jovem Aprendiz que trabalha 4 horas?
O que é planejamento ambiental?
Quais as principais características do common law?
Como adotar um bebe recem nascido em portugal?
Quanto de sangue se perde na menstruação?
Qual a porcentagem de professoras no Brasil?
Quanto ganha um desembargador?