3 dicas de como ler o marcador de combustível
Você sabia que o medidor de gasolina faz pensar que o tanque tem menos combustível que de fato tem? Isso acontece porque este instrumento é impreciso. Ele pode indicar que esteja “vazio”, mesmo quando ainda existem alguns litros no tanque, também irá indicar que ainda está “cheio”, mesmo depois que você rode 100 km.
Na engenharia automobilística e de aviação, um medidor de combustível é um instrumento utilizado para indicar a quantidade de combustível em um tanque.
A principal causa do não funcionamento ou operação irregular do marcador de combustível é a boia da bomba. Chamada de flutuador, ela é feito de plástico, mas pode sofrer com a ação corrosiva da gasolina e do etanol, podendo encharcar-se de combustível e assim afundar. Isso acaba alterando a medição do sensor de nível.
Por exemplo, se você rodou 500 quilômetros e no abastecimento precisou colocar 30 litros para completar o tanque, a média será de 16,66 quilômetros por litro (500 dividido por 30).
Sonda Lambda Sonda Lambda é responsável pela identificação do combustível O componente que faz essa leitura chama-se sonda Lambda, ou sensor de oxigênio, e fica posicionado no escapamento, perto do motor.
Como testar o marcador de combustível no painel: multímetro Ligue a ignição do motor e teste com um multímetro entre o solo e o terminal positivo na parte de trás do medidor; deve ser marcado com um “+” ou “I”. Se não houver tensão, a falha está no circuito de ignição – e o medidor provavelmente está bom.
Geralmente as pessoas que conseguem estabelecer uma rotina de abastecimento do seu carro baseado no quanto a pessoa anda em média, acaba não dando muita importância para as informações que são mostradas no medidor de combustível.
Isso porque a boa nunca vai conseguir representar fielmente o nível de combustível dentro do carro, porque quando o tanque estiver cheio na verdade a boia estará submersa, e o medidor só começar a se movimentar para a parte vazia quando ela estiver descendo, depois que o combustível já tiver abaixo do nível da própria boia.
O que pode ser? Trata-se de uma peça primordial, uma vez que é ele quem nos apresenta uma das informações mais básicas e importantes de todo o veículo. Não somente isso, o marcador de combustível é também um dos instrumentos mais antigos que existem em um automóvel, e é de suma importância saber o motivo pelo qual ele parou de funcionar.
Mas a boia da bomba não é a única peça que pode provocar problemas no medidor de combustível. Há também os componentes eletrônicos do sensor de nível; e a fiação do veículo. No caso do sensor de nível, o recomendado é trocar a peça inteira, mas sugerimos a checagem do fusível responsável pelo marcador de combustível.
Qual é a questão primeira e mais importante que uma pessoa deve ter para ser líder?
Como transferir o auxílio emergencial para PicPay?
Como saber se a pessoa é mal caráter?
Como lavar ao redor dos olhos?
O que fazer para tirar o sal da carne de sol?
Como retirar o nome dos comentários do Word?
Como tirar os dois últimos dígitos Excel?
Como tirar ouro das placas de TV?
Quanto custa para tirar um protesto do cartório?
Como fazer para soltar um parafuso que está colado?
Como ver Passagem comprada no ClickBus?
Como filtrar mensagens no Outlook?