4 dicas para memorizar fórmulas de física
Q = m . Onde: Q = quantidade de calor sensível (cal ou J). c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C).
Em Física, as fórmulas representam as relações entre grandezas envolvidas em um mesmo fenômeno físico. Conhecê-las é necessário para resolver muitos problemas que são cobrados em concursos e no Enem. Entretanto, saber o significado de cada grandeza e entender o contexto que cada fórmula...
Grande parte das fórmulas de Física que aprendemos no Ensino Médio não precisam ser decoradas, contanto que você tenha entendido de fato os conceitos da matéria. Veja por exemplo as fórmulas referentes aos Lançamentos Oblíquos, tema clássico dentro da Cinemática.
Para resolver as questões, é necessário entender e aplicar as fórmulas específicas de cada matéria. Como são muitas fórmulas para lembrar, muitos professores costumam ensinar alguns macetes que ajudam a decorar cada uma delas. Para que você não tenha nenhum branco na hora da prova, separamos os macetes de fórmulas mais conhecidos.
Como normalmente as provas escolares cobram um só tópico, temos que memorizar no máximo três ou quatro fórmulas por prova. Na hora do Enem é que a coisa aperta. Cinemática, dinâmica, estática, eletrostática, eletrodinâmica, óptica, ondulatória, hidrostática, enfim, a disciplina de Física engloba dezenas de assuntos cheios de fórmulas para decorar.