Fundada em 1766 pelo bandeirante paulista Antônio Correia Pinto de Macedo, Lajes servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.
História. A história do município começou através do desbravador e colonizador Antônio Correia Pinto de Macedo. Chegou à região em 1766 e fundou nas proximidades do Rio Canoas, um pequeno arraial. A região era caminho das tropas de gado entre São Paulo e Rio Grande do Sul.
Antonio Correia Pinto de Macedo Nesta quarta-feira, dia 12 de junho, é celebrado os 300 anos do nascimento do fundador de Lages. O bandeirante Antonio Correia Pinto de Macedo veio ao mundo em Correlhã, Portugal, em 1719.
Os documentos primitivos mencionam a paragem chamada "Lajens", um pouso de tropeiros que viajavam para São Paulo ou Sorocaba (conhecida desde 1661), levando mulas, cavalos e bovinos. Correia Pinto, fundador do povoado, era tropeiro, e conduzia tropas de bois de Lajes para São Paulo.
Vila Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens
Os fatos históricos se juntam para construir Lages: o comércio das tropas e a vinda do bandeirante paulista Antônio Correia Pinto de Macedo para fundar a "Vila Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens", em 1766.
O bairro Guarujá é o maior da cidade em extensão territorial e aparece, ao lado do bairro Santa Helena, como um dos maiores em índice habitacional, com 19 mil habitantes em 4.800 residências.
Antônio Correia Pinto de Macedo
Correia Pinto foi Fundado por Antônio Correia Pinto de Macedo, que recebeu a incumbência de formar um povoado às margens do Rio Canoas ou Pelotas por serem caudalosos, rápidos e abundantes de peixe, preserando o domínio castelhano e demarcando a ocupação portuguesa.
Vizinho dos municípios de Ponte Alta, São José do Cerrito e Palmeira,Correia Pinto se situa a 26 km a Norte-Oeste de Lages a maior cidade nos arredores.
Vila Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens Os fatos históricos se juntam para construir Lages: o comércio das tropas e a vinda do bandeirante paulista Antônio Correia Pinto de Macedo para fundar a "Vila Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens", em 1766.
Ao longo da história que marcou o “Caminho dos Tropeiros”, algumas colônias foram fundadas às margens da Estrada de Lages, a exemplo da colônia São Pedro de Alcântara, da colônia de Santa Izabel, da Colônia Militar de Santa Tereza (atual município de Alfredo Wagner) e da Colônia Nacional de Angelina, fundada em 1859.
Qual o significado da dor na barriga?
O que significa a palavra fé em hebraico?
Como se escreve de repente de acordo com a nova ortografia?
Como cuidar de uma pessoa com paralisia cerebral?
O que que significa a palavra deambular?
O que fazer com uma pessoa covarde?
Quanto tempo dura o sensor FreeStyle Libre?
Qual o principal objetivo da ASEAN?
Pode fritar em panela antiaderente?
Como usar a Biblioteca Nacional?
Como funcionava a Assembleia dos Estados Gerais?
Quanto é 200 megas de internet?
Qual a função do aparelho BiPAP?
Quantos quilos posso colocar sobre uma laje?
Como assinar Prime Video Channels?
Como a Baby Alive que cresce volta a ser bebê?