São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.
Resposta
Regras de acentuação gráfica
Acento gráfico: é a marca gráfica (acento agudo, acento grave e acento circunflexo) empregada com o objetivo de registrar o timbre aberto ou fechado de determinadas vogais, a junção de preposição e artigo/pronome demonstrativo e/ou a posição do acento tônico em algumas palavras.
A acentuação existe para estabelecer um sistema que organize a tonicidade das palavras, classificando as sílabas de uma palavra como tônicas ou átonas.
A acentuação distingue palavras de grafia idêntica, mas com tonicidade diferente. A acentuação serve para auxiliar a representação escrita da linguagem. Quando ouvimos, distinguimos com facilidade uma sílaba tônica de uma sílaba átona. Quando lemos, entretanto, não é tão fácil, o que pode dificultar a leitura.
Usados para representar, na escrita, a sílaba tônica de determinadas palavras, os acentos gráficos contribuem para a escrita segundo as regras da língua, a leitura correta e a compreensão do texto.
Hiatos. Acentuam-se as letras –i e –u desde sejam a segunda vogal tônica de um hiato e estejam sozinhas ou seguidas de –s na sílaba: caí (ca-í), país (pa-ís), baú (ba-ú) e etc. Quando o –i é seguido de –nh, não recebe acento: rainha, bainha, moinho etc.
Baseiam-se na constatação de que, em nossa língua, as palavras mais numerosas são as paroxítonas, seguidas pelas oxítonas. A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente.
Acentos gráficos e diacríticos
Acentuação gráfica: regras e sinais de acentuação. A acentuação gráfica é feita através de sinais diacríticos que, sobrepostos às vogais, indicam a pronúncia correta das palavras no que respeita à sílaba tônica e no que respeita à modulação aberta ou fechada das vogais.
Em se tratando de acentuação, devemos nos ater à questão das novas regras ortográficas da Língua Portuguesa, as quais entraram em uso desde o dia 1º de janeiro de 2009. Como toda mudança implica adequação, o ideal é que façamos uso das novas regras o quanto antes.
Não se trata, portanto, de um acento, propriamente, mas da indicação de um fato linguístico. As regras para o uso dos acentos gráficos podem ser agrupadas em categorias, segundo a justificativa para seu emprego, o que facilita sobremodo a memorização. à pronúncia do U nos dígrafos “GUI”, “GUE”, “QUI”, “QUE”.
As regras de acentuação estão relacionadas com o posicionamento da sílaba tônica (a sílaba pronunciada com maior intensidade). Há regras específicas para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Pode fazer internação compulsória?
O que não pode faltar na decoração de um quarto de casal?
O que comer no dia anterior a ultrassom abdominal?
Qual a importância da gestão democrática?
Como agendar atendimento no Tudo Fácil Porto Alegre?
Como saber a idade do Ballantines?
Pode usar corticoide no rosto?
Quem é o dono de uma servidão?
Quanto tempo dura um saco de arroz?
Quantas professoras devem ter no berçário?
Como invocar o olho de Cthulhu?
O que está sendo mais pesquisado na internet?
Qual a renda para ser cliente exclusivo Bradesco?
Qual é o personagem de Naruto mais odiado?
Quando o CA 19 9 elevado e câncer?
Como diminuir o percentual de gordura no corpo?
Quem ganhou na Copinha São Paulo ou Palmeiras?
Tem como depositar dinheiro no Nubank pelo caixa eletrônico?