Este jogo pode ser jogado por duas crianças ou uma criança contra o computador. Cada jogador tem sua vez para jogar. É sugerida uma letra para o primeiro jogador que deverá procurar uma imagem com o nome iniciado com aquela letra. Caso não exista uma imagem, o jogador deverá apertar o botão “Pular”.
- O primeiro jogador inicia pegando uma carta e descartando outra. - O jogador seguinte decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. No caso de fazer essa última opção, só poderá retirar a última carta jogada no monte, e não as que estiverem abaixo dela no monte.
1) No processo de alfabetização a consciência fonológica permite a criança a perceber semelhanças sonoras, sendo um dos meios de prepará-la para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética com mais facilidade e entender a relação entre grafema e fonema. ...
O primeiro processo é fazê-la entender a palavra 'borboleta'. Em sala de aula, o professor pode fazer isso usando a imaginação, pode falar pausadamente enquanto bate palma ou dar pulos, por exemplo, marcando as sílabas. Falar devagar, ajuda a criança a entender que as palavras têm uma representação fonológica.
- O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que precisa ser modificada para formar a nova palavra. - Se o grupo acertar ganhar cinco pontos, e o professor prossegue com a equipe seguinte.
Jogo consiste em marcar na cartela a palavra com a mesma rima. O educador ou a educadora faz o sorteio da carta e diz a palavra, as crianças devem marcar na cartela a palavra com a mesma rima.
A criança adquire a habilidade de consciência silábica quando aprende a manipular as sílabas para construir novas palavras. Para se chegar a essa percepção é preciso ter a consciência de que as sílabas são compostas por sons.
A tarefa de síntese silábica verifica a habilidade da criança de realizar auditivamente a junção de sílabas isola- das para formar palavras.
Os prazeres e benefícios gerados pelos jogos de palavras, como atividades com alfabeto, não são momentâneos – o conhecimento adquirido não só beneficia a leitura na infância, como também é levado para o resto de sua vida.
Um dos maiores aliados para essa prática é o jogo de palavras chamado caça-palavras. Também com o objetivo de trabalhar a ortografia – pois é uma forma de visualizar as palavras na grafia correta –, o jogo aumenta o vocabulário da criança, que é desafiada a procurar e compreender novas palavras.
O jogo termina quando apenas um jogador tiver cartas na mesa. Material: também utilizamos jogo de cartas, nesse nível da batalha numérica utilizamos cinco jogos de cartas enumeradas de zero a nove.
Ou seja, com as palavras cruzadas você consegue se divertir ao mesmo tempo em que amplia seu conhecimento e seu vocabulário. Inclusive, se você perguntar aos seus pais, avós ou tios, todos saberão do que se trata. Até porque esse jogo foi um dos passatempos mais difundidos do mundo até hoje. E olha que as palavras cruzadas são bem antigas.
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